top of page
Imagem de Comfreak por Pixabay.jpg

Animais de Poder - Xamânicos

Conhecermos o(s) nosso(s) animal(ais) de Poder é uma bênção e uma integração maravilhosa da energia que nos fundamenta, que nos integra e eleva.
Nesta página vou dar a conhecer o significado (abreviado) de alguns dos animais de poder.
A sua importância é extraordinária quer sejam o nosso próprio animal de poder ou nos apareçam no dia a dia. A presença de qualquer manifestação de Vida nas nossas vidas é sempre carregada de mensagem e simbolismo. Neste álbum darei a conhecer a vertente animal... o reino vegetal ficará para outra ocasião.

Usufruam!

Aqui tens o link de uma Meditação que te pode auxiliar a ir ao seu encontro...

https://www.youtube.com/watch?v=5IF-tTt4NvM&feature=youtu.be

ÁGUIA

ABELHA

A Abelha vive em comunidade e sabe se organizar para tal.
As pessoas que trabalham com a medicina da Abelha são aquelas que conseguem coordenar e liderar grupos e ensinar que é possível viver em harmonia em comunidades, mesmo onde existem diferenças filosóficas.
O Respeito à individualidade é a base da liberdade.
Em algumas tribos, a abelha está relacionada com a energia feminina guerreira, aquela que sabe a hora certa de permanecer em silêncio para encontrar dentro de si mesma a força e a intuição para agir no momento correto.

A abelha tem uma das mais bem organizadas estruturas sociais.
Excelente construtora, a sua colmeia tem um design perfeito e o depósito de mel em forma hexagonal, denota equilibro e é um símbolo do coração e da doçura da vida, encontrada no intimo de cada um de nós.
Os favos de mel são relacionados ao Sol e a todas as energias a ele associadas.
A abelha ensina como extrair o mel da vida, para tornar a nossa existência mais fértil e brilhante e lembra-nos também que o sonho é importante se criarmos condições para realizá-lo no plano concreto.
Muitas tradições associam a abelha à energia da sexualidade (criação) e à fertilidade. O seu ferrão foi associado ao falo e na Índia este animal está ligado a Vishnu, Krishna e Kama, deus do amor.
Para os Egípcios a abelha era símbolo de realeza ou do Deus Sol, por um lado associando-o ao raio e, por outro, declarando que a abelha teria nascido das lágrimas de Rá, o deus do Sol, ao caírem sobre a Terra. Já para os celtas simboliza sabedoria oculta.
“DAT ROSA MEL APIBUS” (A ROSA dá o Mel às Abelhas) é um conhecido símbolo ROSA Cruz.
Para os nosairitas, heresiarcas muçulmanos da Síria, ALI, O Leão de Alá, é o príncipe das abelhas, as quais, de acordo com certas versões, seriam os anjos, e, segundo outras, os crentes: os verdadeiros crentes (em Deus) se assemelham às abelhas, que escolhem para si as melhores flores.
Na linguagem metafórica dos dervixes Bektachi, a abelha representa o dervixe e o mel é a divina realidade (o Hak) por aquele buscada. Da mesma maneira, em certos textos da Índia, a abelha representa o espírito que se embriaga com o pólen do conhecimento.
Personagem de fábula para os sudaneses e para os habitantes situados dentro da curva do rio Níger, ela já é símbolo da realeza na Caldéia, muito antes de ser glorificada pelo Primeiro Império francês através do manto de Napoleão.
Símbolo da alma humana, a abelha é por vezes identificada com Deméter na religião grega, em que pode simbolizar a alma descida aos infernos; ou então, ao contrário, materializar a alma saindo do corpo. Pode-se reencontrá-la como símbolo na Caxemira e em Bengala, em numerosas tradições indígenas da América do Sul, como também na Ásia Central e na Sibéria.
Finalmente, Platão afirma que as almas dos homens austeros reencarnam-se sob a forma de abelha. Figuração da alma e do verbo – em hebraico, o nome da abelha, Dbure, vem da raiz Dbr, palavra -, é normal que a abelha desempenhe também um papel iniciático e litúrgico em culturas antigas. Na Grécia antiga, nos ritos de Elêusis e Éfeso, as sacerdotisas são chamadas de abelhas.
Encontramo-las representadas nos túmulos das culturas antigas como sinais de sobrevivência além-morte, pois a abelha torna-se símbolo de ressurreição. O inverno (três meses), durante o qual parece desaparecer, pois não sai de sua colmeia é comparado ao período (três dias) durante o qual o corpo de Cristo fica invisível, após sua morte, antes de reaparecer ressuscitado.
Entre os ocidentais a abelha foi considerada o símbolo da realização do impossível uma vez que os cientistas não conseguiam compreender como ela podia voar se as suas asas, muito leves, são desproporcionais ao seu corpo. Nota que aerodinamicamente é impossível, aos biólogos, explicarem sua capacidade de voar ... conectares-te com ela é invocares a tua própria capacidade de ir mais além do que tu ou os outros pensem ser os teus limites.

A abelha simboliza, ainda, a eloquência, a poesia e a inteligência e a sintonia com o canto da Vida através do seu zumbido.
Prosperidade, celebração, concentração, comunicação e convivência pacifica são os presentes que recebemos quando trabalhamos com a medicina da Abelha - o néctar da vida.
Se estiveres vivendo momentos de tristeza por perdas, deixa que a Abelha te ensine sobre a arte da celebração da vida. Pois a Abelha ensina como extrair o mel da vida, para fazer nossa existência mais fértil e brilhante e nos lembra também que o sonho é importante se criarmos condições para realizá-lo no plano concreto.

As pessoas desse Totem são obstinadas, com senso de responsabilidade e trabalham, basicamente, para o coletivo.
No equilíbrio da Natureza, o papel da abelha é fundamental uma vez que todo o ciclo da Vida depende da polinização.
A nós, humanos, a abelha alerta que a oportunidade de provar do elixir da vida - doce como o mel - é nossa, se soubermos seguir nossos sonhos, por isso ela traz-nos, também, questões que devem ser criteriosamente avaliadas: a primeira pede um exame da nossa atividade para sabermos se estamos ou não fazendo com que a nossa existência seja mais fértil. Estamos a trabalhar demais ou apenas o suficiente para atender ás nossas necessidades? Estamos a permitir que os nossos desejos e sonhos fluam? Ou será que estamos a reprimir a nossa energia criadora?
O seu aparecimento pode ser uma confirmação do que já intuímos como necessidade de mudança ou um alerta. Quantos de nós neste mundo não nos tornamos viciados no trabalho, às vezes por necessidade das condições financeiras em que nos encontramos, e outras para fugirmos à nossa essência e aos riscos de vivê-la plenamente, deixando de sonhar e, portanto, de realizar, criar, e seguir nossos desejos...
Em que ponto desta roda te encontras? Tens saboreado o néctar da vida dando-te asas para sonhar?
ACREDITA.
Sente a sua mensagem...sonha, segue os teus sonhos, concretiza.
Sonhar se nada fazer é fuga, sonhar e concretizar, é Propósito alcançado.

Quando tens a Bênção de te deparares com uma Abelha Rainha percebe que essa é uma clara mensagem da Grande Mãe Deusa para que te assumas e cuides da tua prole, familiar, terrena e cósmica. Assim como a Grande Deusa assim tu.
Confia, expressa a alquimia do ouro da Vida nas tuas ações, pensamentos, palavras e emoções e nutre o coletivo com a divindade que te habita.
Sê sem medos, desculpas ou hesitações e aceita que outros te assistam no processo, criando a tua comunidade.

ÁGUIA

A águia é a medicina da clareza mental.
A iluminação, a visão ampla. É invocada para poderes xamânicos, para a coragem e a elevação do espírito a grandes alturas.
A águia ajuda-nos a ver a vida num contexto mais amplo, permitindo-nos tomar decisões e definir metas com clareza e objetividade, ver além.
Para os xamãs, a águia é sempre um aviso de iniciação, limpeza mental... é a luz que vem com o nascer do Sol!

As Águias são consideradas um bom augúrio. Elas representam a proteção, sabedoria, abundância, força, espiritualidade. Muitos xamãs dizem que quando se está a rezar ou a fazer cerimônias, e elas aparecem no ar, significa que as preces serão atendidas. A Águia carrega as nossas preces diretamente para o Grande Espírito.
Ela fala da energia e poder das Quatro Direções, do fluxo sagrado. Ela fala da verdade que ecoa em nossos corações e espíritos. E ela fala em andar na beleza.

A Águia é a mestra das alturas, ela mantém um perfeito equilíbrio entre a Terra e o Céu. Representa a energia solar. É o equilíbrio de três energias: o Céu simboliza nossa natureza espiritual, a Terra nossa natureza física e o Sol energia de vida. A águia guia e traz equilíbrio e harmonia entre essas três forças essenciais.

A Águia ajuda-nos a ver acima da ignorância, ela é a conexão do Eu Inferior com o Eu Superior. Os nativos norte-americanos dizem que ela voa perto do Sol, significando a iluminação do Grande Espírito. Ela ensina a atacar com coragem o medo do novo, do desconhecido, para conhecer novos horizontes, a ir por níveis superiores de consciência. É o símbolo da liberdade.

A Águia tem sido objeto de culto e reverenciada por muitos povos há milénios. É incontestável a força do seu simbolismo no inconsciente coletivo da humanidade. Curandeiros e xamãs usam suas penas como um importante instrumento de poder curativo.

Com os olhos da Águia podemos ver com a visão da luz solar clareando a verdade na escuridão da ilusão. Esta visão clara permite-nos ver à distância, para enxergar a nossa própria vida, livre de preconceitos e preocupações. Permite-nos voar longe dos limites dos detalhes, focando as coisas mais importantes e, desenvolvendo nossos espíritos.

A Águia ensina a ampliar a percepção sobre nós mesmos além dos horizontes visíveis.

ALCE

A medicina do alce inclui vitalidade, força, paixão sensual, respeito pelos seres do mesmo sexo, agilidade, nobreza e habilidade de organização.

Este é um animal capaz de correr grandes distâncias, que não se preocupa se chega em primeiro ou último e ensina a gerir o esforço para conquistar o que se pretende alcançar.
Ensina a persistir no propósito pois a sua tenacidade é ímpar.
Extremamente atentos e perspicazes ensinam a observar as energias e a proteger-se, uma vez que eles sentem o perigo no momento certo e quando tal acontece dispersam em todas as direções para confundir o predador. Ou seja, ensinam a sentir, proteger e neutralizar.

Como é um animal de grupo convida a viver em grupo sem que no entanto se esqueça a necessidade de recolhimento e solidão, pois ocasionalmente eles são vistos sozinhos.
Estar no grupo com consciência de Ser é fundamental.
Como animal pleno de vitalidade também tem necessidades energéticas muito próprias que lhe são dadas pela alimentação.
Se este é o teu animal de poder procura alimentar-te de alimentos orgânicos, saudáveis, pouco processados, ingerir muita água ou tisanas naturais para colmatar as fases de esgotamento físico ou cansaço.

O Alce ensina a arte da sobrevivência e quando provocados são bastante perigosos, pelo que se tiver tendências agressivas, deve aprender a trazê-las ao consciente para as integrar com naturalidade sem permitir que estas tomem conta de si e dominem a sua vida e as suas ações. A melhor forma de equilibrar a tendência a comportamentos agressivos é agir com justiça e aprender a sentir a energia antes de agir.

ARANHA

A aranha é a tecelã do universo, da Vida!
A mensagem mais importante da aranha é que és um ser infinito que continuará a tecer os modelos da vida e vivendo inteiramente o tempo.
Foi o primeiro ser vivo que desenhou a mandala.

A Aranha é o símbolo das infinitas possibilidades da criação, foi ela que nos ensinou, através dos símbolos da sua teia o segredo do alfabeto primordial. As suas oito pernas simbolizam os quatro ventos da mudança e as quatro direcções da Roda Sagrada, o Círculo da Vida.

É o símbolo da criatividade e das artes em geral.
Traz prosperidade em tudo o que se faz. Convida-nos a usar a força feminina da criatividade, uma vez que é o ciclo da imaginação criadora.

É a teia da vida, a manifestação da magia de tecer os nossos sonhos, o poder de criarmos as condições necessárias para o nosso desenvolvimento pessoal, pelo que não devemos ficar presos na teia do medo e limitados.
Usemos o nosso poder de criação, pois assim teremos abundância e prosperidade.
Procuremos abrir a nossa mente e vejamos a magnitude dos planos do Criador.

Pede-nos para termos consciência que o amor-próprio e o amor ao próximo são a matriz criadora. Nos relacionamentos não sejamos críticos nem autodestrutivos. Há sempre algo a fazer. Tudo pode mudar.

Invoca a medicina da aranha para obter independência e coragem, para romperes com as armadilhas que crias, sejam espirituais ou emocionais, para seres cocriador(a) da tua Vida em consciência, conexão e amor.

Como curiosidade... quando as aranhas andam muito de volta de uma mulher é símbolo de gravidez.

BALEIA

A Baleia é um ser de altíssima vibração, de décima segunda dimensão, que aceitou assumir um corpo físico para ancorar na Terra a energia da Fonte.

Como as Pedras, a Baleia é a Guardiã do Registo da Terra.
Ela ensina a usar os sons e frequências que equilibram os nossos corpos emocionais e a curar a nossa forma física.
As pessoas deste Clã não têm conhecimento dos seus dons até os utilizarem.
Os tambores dos xamãs têm o poder de curar por se sintonizarem com a frequência das Baleias.
O tambor é a batida do coração universal e alinha o coração de todos os seres.
Antes do advento da fala, o idioma que era compreendido era o som dos animais e, nos tempos Ancestrais, era associado à Linguagem de Luz.

O canto da Baleia traz-te os Códigos de Luz, Som e Criação da Linguagem de Luz na sua forma mais pura, Cósmica e Ancestral.

Procura esses registos para que possam ser cantados por aqueles que sabem o idioma original.
Procura encontrar o teu próprio grito/ tom/ som original.
Solte a tua voz para aliviares a tensão e encontrares a verdade da conexão .
Procura expressar a singularidade do teu som pessoal.
Relembra a tua nota na música do Universo.
Conseguindo isto, abrirás os teus registos pessoais e irás explorar a história da tua alma em comunhão com a Baleia, que carrega consigo a história de todos nós.
Nunca deixes de seguir o seu sentido de direcção.
Clareie a tua mente para que tenhas acesso aos seus arquivos.
Procura conectares-te com a Força da Água, vai a uma praia, permite-te fluir com o balanço das ondas.
Após algum tempo mantendo essa conexão, verás que muitas das respostas que gostarias de saber surgirão na tua mente.
Começarás a abrir os registos da tua biblioteca, do teu Akashico Terreno e Cósmico.
Ao ter acesso a estes conhecimentos, não te esqueças de agradecer à Energia do Princípio Criador Mãe Pai Divinos, que chega até ti pelas Plêiades e Grande Sol Central, que te enviou a canção da Baleia e a este por ter aceite assumir um corpo num planeta de vibração inferior.

A Baleia desperta, orienta e sustenta.
Sente o seu chamado.
Honra a sua presenca.
Honra-Te e Sê.

BEIJA-FLOR/COLIBRI

O Beija-flor é uma das raras aves que exterioriza muita delicadeza e suavidade.

No xamanismo o Beija-flor simboliza cura, amor romântico, claridade, graça, suavidade, sorte e protecção espiritual.

O xamã que tem no Beija-flor o seu Animal de Poder é uma pessoa que busca sem cessar o contacto com a sua energia interior, com a sua magia e que busca muito a contemplação e a unicidade com o meio-ambiente.
O xamã Beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar as suas doenças emocionais.

Este Animal de Poder dá-nos a clareza para enfrentarmos os obstáculos da vida com muita serenidade e autoaceitação.
O Beija-flor ensina-nos a suavidade do viver. Viver contemplando tudo o que há, todas as pessoas, a humanidade e principalmente remete-nos à procura/vivência do estado de graça universal.

A protecção espiritual também é um aliado muito forte deste Animal de Poder, já que ele actua como arquétipo do amor uma vez que as energias e fluidos que ele capta são sempre energias de altíssima frequência vibratória. Assim sendo, ao meditarmos no Beija-flor unimo-nos à egregora do Amor Incondicional, que sustenta todo este Universo – manifesto e por manifestar.

Ele é o mensageiro da cura. O beija-flor estimula-nos a encontrarmos a doçura e a alegria de cada situação. Traz suavidade para amenizar os conflitos emocionais.
Evocar para a felicidade, para a boa sorte e beleza.
Um dos maiores presentes que podemos obter ao seguirmos os seus ensinamentos é o de entendermos os enigmas e os mistérios que envolvem as dualidades e contradições.

É só observar o comportamento deste Animal em relação às plantas e flores para percebemos como a sua presença está relacionada com a reprodução.
O beija-flor pode voar em qualquer direcção: para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita e também parar no ar, como se estivesse a observar e a preparar o seu próximo passo.
A sua presença é sinónima de alegria pura.

As pessoas que têm o beija-flor como Animal de Poder são geralmente agradáveis, alegres e vivem rodeadas de amigos. Elas conseguem contagiar o ambiente com a sua alegria e encontram sempre uma forma, uma maneira de fazer com que quem estiver em seu redor se sinta renovado e feliz, pelo simples facto de estar vivo.
Usando a astúcia, a inteligência e a graça, e não só a força física, estão sempre à procura de uma maneira para embarcar numa nova aventura e jornada.

Caso a tristeza se manifeste, procure preencher o seu coração com a alegria do beija-flor. Não deixe o seu lado sombra tomar conta de si.
Ao sentir que o seu coração se tornou duro, magoado e sem vontade para nada, procure andar pelos campos, pela mata, entre as flores e sinta os perfumes e odores que tanto atraem o beija-flor e lhe proporcionam tanta alegria.

“ORIGEM E LENDA DO BEIJA-FLOR ou COLIBRI

Nas lendas Maias, diz-se que os Deuses criaram todas as coisas na Terra e que ao fazê-lo, a cada animal, a cada árvore e a cada pedra lhe atribuíram um trabalho. Quando já tinham terminado, perceberam que também necessitavam de um mensageiro que levasse os seus pensamentos e desejos de um lado para o outro.
Como já não tinham nem barro nem milho para fazerem mais seres, pegaram numa pedra de jade e com ela talharam uma flecha muito pequena, então sopraram sobre ela e a pequena flecha saiu a voar. A flecha…recebeu a vida, pois os Deuses tinham criado o “al x ts’unu’um (o colibri)”.

O colibri nasceu tão frágil como belo e podia aproximar-se das flores mais delicadas sem sequer lhes mover uma pétala. As suas penas brilham ao Sol como gotas de chuva e refletem todas as cores do arco-íris.
Então os homens quiseram capturar o colibri para se enfeitarem com as suas penas.
Os Deuses ao vê-lo aborreceram-se e disseram “se alguém ousar capturar um colibri, este morrerá”. Por isso, os Maias sempre respeitaram e admiraram o colibri … e este pôde continuar a ser o Mensageiro dos Deuses, missão para a qual foi criado.”

BESOURO/ESCARAVELHO

O besouro/ escaravelho possui o hábito de rolar bolas de estrume muito maiores que o seu próprio tamanho. Ao fazê-lo, como fruto de seu esforço e concentração, era como se transportasse entre as patas o Ovo do Mundo, pois era como se gerasse a si mesmo sozinho.
Ou seja, simbolizava de maneira pública exactamente os ciclos da reencarnação. Mas no modo esotérico ou secreto, simbolizava uma arte secreta que posteriormente seria denominada de alquimia.
O besouro/escaravelho era em si mesmo o símbolo máximo do alquimista.

Só isso já faz desse animal de poder um símbolo de força excepcional e admirável da natureza pois ensina-nos a força, a resistência e a transmutação na longa estrada da vida.
O besouro/escaravelho traz na sua medicina a “determinação inabalável”.
Ter o besouro/ escaravelho como animal de poder é considerado um bom augúrio pelos xamãs, uma vez que ele prepara a alma para viver vitórias sobre adversidades.

Ao observarmos o estrume como sendo a matéria em decomposição, vemos que o besouro/ escaravelho sobrevive à base daquilo que não serve aos outros seres.
O besouro/ escaravelho ensina-nos a aproveitarmos o que as outras pessoas encaram como inútil, isso pode ser uma grande chave no caminho. Usar e abusar de caminhos e/ou materiais que as pessoas em geral desprezam ou passam despercebidas, pode gerar um verdadeiro tesouro para os portadores da energia do besouro.
Encontrando serventia e beleza onde o preconceito humano exclui possibilidades.
O fato de se alimentar e morar no estrume permite as pessoas deste totem habitar qualquer parte do planeta, incluindo os desertos, aproveitando-se daquilo que não serve aos outros seres vivos.
Assim o besouro é um grande sobrevivente devido à sua fascinante capacidade de reciclagem.
Isto mostra a quem se liga à medicina do besouro/ escaravelho que não há ambientes onde não se possa aproveitar as oportunidades que são deixadas e não percebidas por outras pessoas.

Devido à sua enorme carapaça o besouro/ escaravelho é equipado com uma armadura protectora contra os predadores. Essa armadura permite-lhe resistir e sobreviver ao ataque de muitos tipos de inimigos naturais que ele possui.
A pessoa ligada à medicina do besouro/ escaravelho, encontra sempre uma protecção segura dentro e fora de si.
O interior da carapaça do besouro/ escaravelho é mole e gelatinoso e mesmo quando sua carapaça é quebrada o besouro/ escaravelho é capaz de regenerar-se e voltar ao estado intacto de sua saúde. Ele é na verdade uma criatura muito sensível e frágil, por esse motivo desenvolveu recursos que o tornaram capaz de se auto regenerar.
A super capacidade de regeneração que ele possui, desperta nossa própria capacidade de auto-cura.

Os besouros/ escaravelhos refugiam-se muitas vezes escavando o solo e construindo uma toca para hibernar durante os meses de inverno, fazendo isso o besouro ensina-nos a recolhermo-nos quando o ambiente não estiver favorável e a recuperar a força e a energia.
Lá na escuridão interior da terra ele locomove-se com facilidade devido à sua óptima visão no escuro.
A escuridão representa o inconsciente onde está a grande sabedoria silenciosa, o besouro/ escaravelho traz o dom de receber o silêncio, cavar talentos e dons ocultos, mergulhar no Grande Mistério e descansar na sabedoria.
A hibernação também se associa ao ato do sonho lúcido e é justamente esse dom que o besouro/ escaravelho distribui para as pessoas ligadas à sua força medicinal.
Ele sabe parar todas as actividades por um tempo e deixar que o corpo relaxe e a mente possa viajar pelo inconsciente trazendo lucidez à consciência.

Mesmo possuindo uma carapaça forte e pesada o besouro/ escaravelho é capaz de voar. Mais uma vez eleo prova o seu poder elevando-se ao ar, o que realmente é incrível devido à sua falta de aerodinâmica.
Essa capacidade de voar traz à pessoa que se liga à medicina do besouro/ escaravelho a inspiração de ser leve mesmo não parecendo.
Ao ar está atribuído a simbologia das faculdades racionais, intelectuais e as boas idéias. No momento em que ele se solta da firmeza do chão e voa, ele está ensinando a romper as amarras e encontrar outros lugares onde novas idéias e oportunidades possam surgir e principalmente está ensinando, a magia da “superação”.

Na sua vida várias etapas são necessárias para chegar a ser um besouro/ escaravelho. No princípio depositado numa toca ou numa bola de estrume encontra-se no estágio de ovo, o latente besouro/ escaravelho passa pela primeira transformação. Ao romper da casca do ovo a larva parte para um novo mundo, rastejando em busca de alimento. Saciada a voracidade de seu apetite a larva constrói a sua crisálida e mais uma vez transforma-se.
Quando ao romper da crisálida o besouro/ escaravelho parte para o mundo, encontra uma nova realidade.
Devido aos seus múltiplos ciclos de metamorfose ele passou a carregar consigo a simbologia da mutação e da reencarnação.
Quem se liga a esta medicina passa por várias etapas na sua vida assim como ele.
Reencarnar pode ser entendido como assumir uma nova forma e possuir nova forma é experimentar a realidade de maneiras diferentes, ser flexível quando ao tipo de vida a ter.
De ciclo em ciclo a pessoa que se liga à medicina do besouro/ escaravelho galga o conhecimento e aprende a abandonar velhos conceitos, idéias e hábitos, lugares... Para poder experimentar e conquistar o poder de mudar e adaptar-se com leveza.
O besouro/ escaravelho ensina a não ter medo das mudanças.
É a medicina do renascimento.
Associado com o Sol, para evocar divindades solares, mudanças, nova vida, transformações, protecção, rever aspectos da vida, autoconhecimento, paz.
Para trabalhar com vidas passadas, alinhamento espiritual.
Ligar-se à medicina do besouro/ escaravelho é uma viagem de dentro para fora, superando com determinação, foco e resistência os desafios da vida.

BORBOLETA

A borboleta é a mensageira dos anjos na Terra e sempre que aparece traz-nos um sinal de esperança, confirmação, apoio, alegria.
A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. Não há outro animal que passe por uma metamorfose tão intensa e completa.
Este poder de autotransformação é a energia de cura da borboleta dentro da visão xamânica. Mas a borboleta também nos traz outros significados, como liberdade, beleza e autoestima.
Todos os estágios pelos quais ela passa - ovo, larva, casulo e o novo nascimento como borboleta - são estágios que simbolizam o processo evolutivo da alma. A crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição.
Quando a larva penetra no seu casulo escuro assume o processo de autoconhecimento que se dá connosco quando encetamos a viagem ao centro do nosso Eu. A partir do verdadeiro contato com o nosso íntimo podemos perceber nossas as riquezas e beleza pessoal, provenientes da nossa essência. A partir de nossos mistérios aprendemos que podemos criar beleza. Isto traz-nos um sentimento de liberdade e autoestima.
A nossa alma passa constantemente pelos estágios da borboleta, repetidamente, numa espiral ascendente dentro do caminho evolutivo, atingindo uma oitava acima quando o ciclo é completado.

O animal associado com a pedra do Círculo Central que honra o Elemento Ar é a borboleta, o símbolo da regeneração. Devido à sua habilidade de se transformar tão cuidadosamente - de larva para crisálida e para borboleta - a borboleta é o símbolo universal da mudança, vida e esperança.
A Borboleta ensina a não temer as mudanças e transformações, pois por mais quente e aconchegante possa estar a larva no casulo, é a borboleta que vive bela e plenamente, após ter resistido ao medo e à escuridão do desconhecido para alcançar a luz além do conhecido

O Clã da Borboleta é o clã associado ao Elemento Ar. O Clã da Borboleta é associado a mudanças súbitas, é o clã do elemento que está sempre em movimento - o Vento. A energia do ar é transformadora e ativa quer seja uma brisa leve ou um tufão. O ar contém o sopro da vida. O vento parece ser livre e traz à tona este anseio nos humanos. O vento pode dirigir-se para onde quiser, fazer o que quiser, afeta tudo o que toca.
As pessoas que se encontram nas posições influenciadas pelo Clã da Borboleta parecem ser tão ágeis e rápidas quanto o ar. Frequentemente são graciosas e quase sempre vigorosas resplandecentes e flutuantes podendo também tender a ser levianas, idealistas e visionárias. São pessoas que buscam a evolução para si próprias, para as espécies, para o planeta. São extremamente adaptáveis e ajustáveis. Gostam da sensação de ser livre.

Como o vento toca muitos, assim o povo do Clã da Borboleta é largamente comunicativo e são pessoas que gostam da ideia de servir. Contudo, eles devem perceber se estão realmente a servir os outros ou a si mesmos. Elas podem ser tão "mentes abertas" que chegam a enfurecer os outros. Algumas vezes, essa mente aberta parece mais uma total indecisão pelo que devem aprender a enraizar para não serem levianos na sua aproximação ao quotidiano e às experiências que a vida traz.
Se estás conectada(o) à borboleta percebe que tens o dom de visitar vários mundos e de ser mensageira(o) de esperança e dons mas também que necessitas de aprender a serenar, usufruindo da estabilidade do silêncio e da quietude.

Algumas Crenças associadas à Borboleta…

Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta. Segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saia do corpo na forma de borboleta.
No Japão a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino).
Para os mexicanos, os guerreiros mortos acompanham o Sol na primeira metade do seu período visível, até ao meio-dia. Depois os guerreiros descem à terra sob a forma de borboletas ou colibris. Essa associação deve-se ao fato da analogia da borboleta com a chama. O deus do fogo asteca (HUEHUETEOTL) tinha como emblema um peitoral chamado borboleta de obsidiana. Também é o símbolo do sol negro, pois atravessa o mundo subterrâneo durante o seu curso. É o fogo oculto, ligado à noção de sacrifício, morte e ressurreição.

Quando vês uma borboleta presta atenção nas suas cores. Se é totalmente branca é uma mensageira angelical pura e traz-te Paz, esperança, Luz e confirmação. Se tem outras cores percebe que estas estão relacionadas com os teus chakras e deixa que as suas cores se sintonizem com estes para cura e harmonia.

BÚFALO

Para os índios norte-americanos o búfalo é considerado o animal mais sagrado, símbolo de abundância plena.

O Búfalo é muito diferente do touro. O touro está ligado à força física. O Búfalo resgata não apenas a questão do limite físico mas também de reverência e contato com seus ancestrais. Toda questão de limite e respeito está ligado inconscientemente aos nossos ancestrais.

O Búfalo é o Animal de Poder do xamã que busca um caminho de harmonia no Grande Mistério. Os ensinamentos deste Animal de Poder tratam de questões ligadas à reverência e ao sagrado. Ele traz também um senso de força feminina, ligada à força da Mãe-Terra. A questão do sagrado relacionado a este animal está ligado a oferendas, porém, a oferendas de ensinamentos, ou seja, este é o Animal de Poder de pessoas que doam seus ensinamentos à comunidade e às pessoas à sua volta.

O Búfalo representa a Sabedoria ancestral, a esperança, a espiritualidade, as preces, a paz, a tolerância, a força, a proteção, a abundância e a unidade. Quando ele surge, é hora de agradecer. Dê algo de volta para a sua comunidade, para o Todo. Envolva-se com a sua vida. Reconheça o Grande Espírito em todas as coisas. Confie e tenha fé. Plante uma árvore, adote um animal. Liberte-se de coisas que não lhe servem mais. Desista de atitudes que não lhe servem mais ao seu novo eu.

O Búfalo ensina-nos que a verdadeira prosperidade vem quando nos sentimos agradecidos pelo que possuímos e quando vivemos em harmonia e amor com todos os outros seres.
É a medicina da espiritualidade, da sabedoria ancestral. Evocar nas orações para que as preces sejam atendidas. Trabalha nossa paz interior e desapego. Representa a Conexão com o Criador.

CÃO

O cão acompanha o Homem desde que há memória e tem desempenhado vários papéis: guarda, guia, guardador de rebanhos e companhia.

A sua presença junto a nós é pura e plena de Amor Incondicional, entrega, lealdade, sensibilidade, inteligência, percepção sensorial, alerta, capacidade de antecipação, ação, coragem, confiança, força, resgate, perdão e cura.
Ele é capaz, sem pestanejar, de se oferecer por nós, de se sacrificar, sem que para ele exista a noção de sacrifício.
Ele fá-lo por Amor.
Estas são as características da sua Medicina.
Auxiliar-nos a reconectar-nos com os valores essenciais honrando o estar em presença.
O cão não guarda rancor, nada espera e sempre se doa.

Quem tem o cão como Animal de Poder é um Amigo leal, fiel, compassivo e sempre pronto e deve aprender a dar a si mesmo o que está disposto a dar aos outros.

Para além da sua Medicina, quando sonhas com um cão ou ele entra na tua vida é sinal de que és um Ser compassivo, capaz de ser feliz só por servir o outro.
Atenção, para que possas permitir-te receber na medida do que dás.
Esse é o equilíbrio.
Por outro lado, a sua presença também pode ser um alerta e uma tomada de consciência: estás a ser leal com o outro? Estás a ser leal contigo mesmo? Em que áreas da tua vida não estás a ser compassivo, previdente ou incapaz de perdoar? ...
Estas são algumas das questões que te podes colocar.
Além destas, procura saber sobre a raça que te apareceu para poderes intuir o que há a consciencializar, a Ser.

Como ser ultrasensitivo, o cão também sente energias densas seja nos ambientes, seja nas pessoas, seja até na natureza - ele é capaz de sentir um terramoto e colocar todos a salvo se lho permitirem - pelo que o podes invocar para elevares a tua percepção sensorial e poderes sentir Gaia e o que te envolve com verdade e presença.

Ele é o maior Amigo do Homem e convida-te a seres o maior Amigo de todos, do Todo, da Mãe Terra e Teu.

CARACOL

Em Abril de 2019, numa segunda feira, por volta das 7h 45, quando, a conduzir, ía a caminho do trabalho vi algo a atravessar a estrada e imediatamente recebi que se tratava de um caracol albino.

Fiquei com essa imagem/mensagem na memória e, como desconhecia a sua existência, fui verificar ao fim do dia quando contei o que tinha visto em família.

A mensagem que recebi, assim que o vi, foi para me concentrar nas qualidades do caracol, para as intuir ...
... o caracol avança lentamente, leva a sua concha sempre consigo e deixa um rasto translúcido que brilha quando iluminado ... isto muito resumidamente ...
Como também é andrógino significa que as qualidades do Sagrado Feminino e do Sagrado Masculino estão em equilíbrio.

Assim sendo, senti que era chegado o momento de libertar a mente de qualquer noção de velocidade pois tudo tem um tempo Divino e abrandar não significa regredir, significa antes, consciência, mergulho, meditação ativa.
Uma vez que, à semelhança da imagem, o que vi era inteiramente branco, isso também significa que a tua maior fragilidade (com esta cor fica-se muito mais visível para os predadores) também é o teu Maior Dom pois o branco é a tonalidade da pureza, da iluminação e um caracol que avança, sendo todo branco, simboliza o encaminhar rumo ao Propósito Divino Maior.

O fato de deixar um rasto translúcido senti como o honrar da ancestralidade e não como uma prisão ao passado. O que vivemos foi o que nos conduziu às escolhas e o que vivemos é o que nos permite sentir a direção e continuar, além de que sempre que honras a herança, pacíficas, amas e ascendes em Consciência de Uno, de Todo.

O ter a sua casa sempre consigo significa que, onde quer que se esteja, está-se em casa, significa a aceitação da viagem, leve-te ela onde levar.

Os animais albinos têm também uma mensagem ... eles vivem a missão de se exporem para sobreviverem, vivem a missão da aceitação de si até para poderem ser aceites pelos da sua própria espécie... assim com Todo aquele que trilha o caminho da Integridade e da Verdade, o que te expõe também é o que te protege, a tua transparência e equilíbrio entre o mundo interior e o exterior, entre a Terra e o Céu.

Por isso, para Ti que escolheste ler esta mensagem,

Honra Te
Escolhe Te
Desativa a mente

Qualquer noção que tenhas de ti mesma(o) que te diga que não te estás a cumprir, que te leve a duvidar do teu merecimento, que te leve a acreditar que estás a perder o rumo dos acontecimentos, é pura ilusão.
Estás exatamente onde tens de estar.
Liberta toda a raiva, todo o julgamento, todo o medo - é imenso o que está a ser coletivamente curado Agora que o Portal de Conexão a Lyra foi aberto, pois quando o Coração Galáctico expande, o teu Coração Cura , abre e irradia de acordo e para o fazer liberta-se das pedras acumuladas ao longo do caminho.

Liberta-Te
Flui

Invoca auxílio Divino na certeza do teu merecimento em receberes apoio e proteção.
Sempre que pedes, auxilias o Divino a exercer-se só porque existes, só porque pediste.
As provações, os desafios são a oportunidade que tens de pedir, de escolher, de te escolheres em humildade e propósito, de contribuires para o crescimento em Consciência - teu e do Todo.

CAVALO BRANCO ALADO

O animal alado representa o nosso animal espiritual. Ele traz a visão transcendente da situação e o poder para resolvê-la. Ajudando-nos a ir além da nossa visão pessoal, a encontrar as soluções através dos arquétipos, forças sagradas e divinas.
O Cavalo simboliza liberdade, força e poder e quando branco transporta a mensagem de todos os outros e representa a sabedoria e a responsabilidade de manusear o poder de uma forma equilibrada (o preto tem o poder de entrar nas trevas e encontrar a Luz, o amarelo o poder de encontrar a iluminação e partilhar os seus conhecimentos com os outros, o vermelho de oferecer alegria a quem quer que seja em qualquer situação).
O Cavalo significa poder interior, liberdade de espírito, viagem xamânica, força e clarividência. Nada encarna melhor o espírito de liberdade do que os Cavalos selvagens. Para os xamãs, são considerados veículos seguros para viajar tanto no mundo físico quanto no espiritual. Esse animal está relacionado ao planeta Marte, que nos Vedas (escrituras sagradas) exterioriza o arquétipo de Agni (Deus do Fogo), sendo o fogo um dos elementos mais poderosos da natureza. Agni rege os rituais, as celebrações e as cerimónias sagradas.

CAVALO MARINHO

Muito recentemente fui presenteada com uma pintura da minha Alma onde aparece um cavalo marinho ou Dragão do Mar.

Desde que me lembro que sinto fascínio por estes seres tão Maravilhosos e delicados. Aliás, quem não sente?!

Uma vez que ele me apareceu, e em tempos também sonhei com, fui pesquisar a sua biologia, os seus comportamentos para me Abrir à sua mensagem e até confirmar o que intuo na sua presença.

O cavalo marinho é monogâmico e todos os dias celebram o seu ritual de acasalamento antes da fêmea voltar para o seu território. Ou seja, cada um vive no seu espaço e todos os dias ela vai ao encontro do macho para terem o seu momento, para dançarem de caudas entrelaçadas e focinho encostado, para se amarem e até mudarem de cor.
Não será este também um convite a redefenir papéis, a flexibilizar?
Não será prova de amor verdadeiro estar com o Outro respeitando o seu próprio espaço?
Não é por demais interessante que seja a fêmea a ir cortejar?!
E agora, ocorre-me que uma das mensagens que mais recebo em mim é "o teu casamento é com a tua Alma". O que isto significa?
Tão simplesmente isto... ama o outro incondicionalmente na consciência de que estás aqui para honrares o teu comprometimento de Alma, a tua Essência em Amor Maior. Pois sempre que te respeitas e empoderas, respeitas e empoderas o Outro.

Assim sendo, o cavalo marinho traz a mensagem do Amor abnegado, incondicional; do Amor que liberta, dá asas, respeita e empodera... e ancestralmente, era a mulher a cortejar não o homem.

Para além disso, nesta espécie, é a fêmea que deposita os ovos numa bolsa na cauda do macho e é este que os gera.
Aqui também tens um convite a abrires-te ao redefenires de papéis nos relacionamentos e até a perceberes que cada um tem em si tudo.
Desprogramar a mente, desfragmentar o Ego, abrir a novos conceitos de maternidade e parentalidade e paternidade.

Outra característica interessante é que desde o nascimento o cavalo marinho não muda de forma, só cresce. Os bebés são réplicas exatas em tamanho pequenino do estado adulto.
Tal característica pode ser entendida como inflexibilidade, eu sinto ser uma mensagem de integridade para com a sua própria essência e natureza.
Aliás, eles flutuam graciosamente na água, mudam de cor e permanecem no respeito pela sua forma original. Fluidez na permanência, não será esse mais um convite para todos e para o Todo.
Estou a generalizar sim e a escrever de rajada o que me dita a Alma.

O cavalo marinho - também conhecido por hippocampus o que me remeteu para o nosso próprio cérebro e o hipocampo, uma estrutura do cérebro encaixada profundamente no lóbulo temporal de cada córtice cerebral, com a forma de um S, que regula a memória, a aprendizagem , as emoções e o comportamento - é também um ser pentadimensional que habita as águas, o líquido dador de vida, o plasma primordial e que tem a forma de uma trombeta.
Não será ele também arauto da Sabedoria e Consciência Crística Divinas a ancorar códigos de Luz, Som e Criação nas águas e nas emoções humanas convidando ao fluir e à aceitação?
Não será também Ele uma voz Divina a embalar-nos com a suavidade e sensualidade do seu bailado, a convidar a Ser?

Esta é uma reflexão diferente do ponto de vista xamânico e como, em tudo o mais, sou convidada a fluir e derrubar conceitos ou linhas de separação. Em Mim, em Ti, Tudo.
Permitir receber, honrar, intui e fluir, aceitando o Humano no Divino, aceitando Ser!

AmoTeMe
Somos
Todas as Bênçãos!

Medita tu também com este Abençoado Ser ... e recebe ...

Ana Sou

( e já agora... uma curiosidade... sabiam que a maior população do mundo de Cavalos marinhos se encontra em Portugal, na Ria Formosa?!
Vale a pena sentir a mensagem e intuir a razão... )

CENTOPEIA

(esta noite sonhei com uma centopeia, como tal e porque sei que todos os seres têm uma mensagem a transmitir, fui pesquisar qual a mensagem que ela tinha para me dar... deixo-vos com o que encontrei)

"A Centopeia é uma criatura veloz, com muitas pernas, e a sua mordida é venenosa, é por isso que é o símbolo do Chefe da tribo ou do seu xamã. Elas aparecem-nos em várias cores e tamanhos, mas geralmente não ultrapassam as doze polegadas. Estes tipos maiores são conhecidos como centopeias gigantes. A Centopeia média tem geralmente apenas alguns centímetros de comprimento. Elas não gostam de ser manejadas e muitas vezes mordem se irritadas. São frequentemente mantidas como animais de estimação por sua coloração interessante e reputação de trazer boa sorte.
A Centopeia é o totem dos chefes por causa de sua mordida venenosa e movimentos rápidos. Existe uma lenda indígena sobre a centopeia que diz que a sua picada dolorosa e movimentos rápidos assustam até mesmo o grande e magnífico Dragão. Na verdade a centopeia tem um lado assustador por causa do seu movimento rápido e muitas pernas. É uma maravilha que algo tão pequeno e humilde possa em simultâneo ser ameaçador para criaturas bem maiores e pessoas.
Aquele que tem o poder da centopeia terá maior fortuna e uma vida social melhor. Muitos jogadores talentosos gostam de carregá-las com eles para dar sorte. Acredita-se também que afastam a má sorte e protegem da magia negra.

O Totem da centopeia possui as seguintes virtudes:
Sorte ao jogo, boa sorte no geral, velocidade, energia, ferocidade calma, cura, melhora a vida social, e a redução da energia negativa.

Quando a Centopeia surge como mensageiro ou animal de poder é altura de respirar fundo e ter a coragem de olhar para dentro para tentar descobrir se estamos a menosprezar o nosso poder para realizar os nossos sonhos.
Estaremos a auto sabotarmo-nos?
A pensar que somos demasiados pequenos e humildes (insignificantes) para levarmos a bom termo a nossa jornada nesta vida?
Estaremos apenas a olhar para as nossas limitações perante o mundo, e não para as nossas grandes qualidades que são únicas e que nos poderão permitir a realização dos nossos sonhos, mesmo que enfrentando verdadeiros “monstros”?

A Centopeia ensina-nos a sermos rápidos no nosso pensamento e acção, cuidadosos em relação aos perigos, e ferozes no que toca à nossa defesa, mas não a ferocidade cega...uma ferocidade calculada que nos é dada pela confiança na nossa “mordedura” fatal. Todas as acções estarão protegidas pela sorte que acarreta a Centopeia. Aproveite-a."

CERVO/VEADO

É a medicina da gentileza, da delicadeza, da camuflagem, da graça e da atenção.

A sua medicina ajuda–nos a estarmos alertas nos momentos de perigo e a sairmos delicadamente e com graça de situações difíceis.

A sua mensagem é o Amor Incondicional. Invoquemos este animal para nos conectarmos com a ternura, a benevolência e a suavidade. Ajuda-nos a tocarmos com delicadeza no coração de outras pessoas, com compaixão e perdão em vez de recorrermos ao uso da força e ao confronto. Ensina-nos a aprender a confiar, a tentarmos algo novo, a não termos vergonha de chorar e a passarmos mais tempo ao ar livre.
Somente o amor pode dissolver as barreiras que impedem de vivermos a nossa realização plena.

É uma medicina subtil e penetrante, para trabalhar nossa própria densidade. Faz a conexão do coração com o espírito, traz sensitividade, adaptabilidade e pede-nos para celebrarmos a vida em sintonia com a natureza com conexão, alegria e respeito pelos seus ciclos.

CISNE

O cisne é uma ave maravilhosa que representa a graça, o poder da mulher.
Em pequenino é uma ave desajeitada e nada bela, o patinho feio mas, ao render-se ao Propósito Divino Maior, permitindo-se fluir na procura do que a natureza e o universo tem para lhe dar, é uma ave migratória, transforma-se numa ave bela, majestosa e graciosa, seja qual for a sua cor: branca, negra ou arco-íris.

O cisne tem um longo pescoço o que lhe confere uma proporção equilibrada e divina entre corpo e pescoço, ou seja , tem o perfeito equilíbrio entre todos os chakras. As patas são curtas o que lhe dá estabilidade e enraizamento quando em Terra.
O seu elemento primordial é a água pois o cisne sabe que na mestria e no aceitar de todas as emoções, no fluir sem receios ou resistências, está a conexão Divina e a clarividência. Quando voa rende-se ao Grande Espírito.

Quando o cisne te aparece ou é o teu animal de poder anuncia um grande processo de evolução em que te podes sentir muitas vezes em estado alterado de consciência, como se vivesses no mundo dos sonhos e tivesses de te chamar ao presente.
Confia e serena-te pois estás a ser levada(o) à melhor expressão de ti mesma(o).
Ao aceitares o processo, abres-te às mensagens, discernes o caminho e podes então agir.

A medicina do cisne inclui a clarividência, a intuição, a viagem astral consciente, a premonição (aceita todas as tuas visões sem medo, resistência ou especulação), a rendição ao fluir Sagrado e Divino, ao Grande Propósito Divino Maior teu e do Todo.

CORUJA

A medicina da coruja é simbolicamente associada com clarividência, projeção astral e magia. Ela pode ver o que não vemos, e isso é a essência da verdadeira sabedoria. A coruja é chamada de águia noturna em muitas rodas medicinais. Tradicionalmente, a coruja senta-se no leste, o lugar da iluminação.

A coruja pode-te trazer mensagens à noite, através dos sonhos ou da meditação. Revela as tuas habilidades ocultas, o ver na escuridão, a vigília, a sombra, a sabedoria antiga.

O totem animal do Caminho da Sabedoria é a Coruja.
São aves nocturnas e voam silenciosamente, o que lhes dá uma forte vantagem quando caçam a sua presa. Sua audição é impecável. Para muitos, elas caçam através do som e não do olhar.

A Coruja simboliza coisas diferentes. Para alguns povos representa tudo o que é sábio e bom; para outros, tudo o que é escuro e mal. Dizem que as corujas são sábias mensageiras, algumas vezes portadoras de notícias de morte, mas frequentemente transmissoras de sabedoria e conhecimento.

A medicina da Coruja é tão forte que não deveria ser misturada com outras energias, trabalhada com irresponsabilidade ou futilidade. Alguns nativos envolvem qualquer forma de medicina (instrumento de poder) da coruja num pano vermelho, pois dizem que o vermelho ajuda a conter o poder e mantê-lo separado de outras energias. Outros não tocarão numa pena de coruja.

Embora grande parte da medicina da Coruja seja secreta, ela está relacionada a antigos conhecimentos do feminino e da lua.

Se procuras respostas, pergunta à Coruja que é tão sábia. Pergunta estando disposta(o) a receber uma resposta que te possa levar em jornadas para territórios desconhecidos seja no plano espiritual, mental, emocional ou físico uma vez que ela auxilia-te a conhecer as áreas inexploradas da consciência.
A nível fisico auxilia-te a reconhecer os limites do corpo, a relacionar melhor o clima com o trabalho, a reconhecer o que é bom para ti, a agires no que tens conhecimento.
Ao nível do mental vai activar a habilidade de discernimento, a Experiência, equilibrando-a com o entendimento. Auxilia a obter discernimento, entendimento e a saber aplicar.
Emocionalmente, auxilia a ser mais espontâneo.
Espiritualmente incita a trabalhar ao nível filosófico.

Trabalhar com a coruja ensina sobre o mistério, o paradoxo, a vida, a morte, a sabedoria, a sombra, o saber escutar, o feminino e o desconhecido.
No Xamanismo Ancestral existe o Clã da Coruja, que rege o elemento Ar. A Coruja é a passagem para o desconhecido. Esta ligada à verdadeira alquimia, que consiste em pegar o material bruto de que somos feitos e nos transformar em ouro alquímico - a pedra filosofal, a iluminação.

É a medicina das habilidade ocultas, da sabedoria e da magia.

CORVO

É a medicina da magia, dos conhecimentos mágicos.
O corvo vive no vazio e não tem noção do tempo. Os antigos chefes contam que o corvo vê simultaneamente os três tempos: passado, presente e futuro. O corvo imerge em luz e sombra, vendo ambas as realidades, tanto as internas como as externas.
Se o corvo aparece nas tuas visões, significa que vês as leis do grande espírito em relação às leis da humanidade.
O caminho primordial do verdadeiro corvo traz a consistência de caminhar o falar, ou seja, estar disposto a colocar em ação o que se diz. Expressa a tua verdade, sabe a tua Missão de Vida e equilibra o passado, o presente e o futuro no agora.
Muda a tua realidade, vivendo a verdade no agora e criando o teu próprio futuro alinhado com a integridade da tua alma.

O corvo é o guardião da magia, do mistério e das premonições. É o mensageiro. Representa a dualidade e a assistência. Tem ainda como características a curiosidade, a inteligência, a observação, a visão e a comunicação.
O corvo é um mestre em mudanças e movimento. Ele é destemido e o guardião de coisas ocultas e sagradas. Ele é o interprete do desconhecido. Ele está sempre vigilante, observando tudo à sua volta. Existe algo do trapaceiro no corvo, eles são os bisbilhoteiros na natureza e não conseguem manter um segredo.
Na mitologia Apolo tinha um corvo como mensageiro.
Naquela época, todos os corvos eram brancos mas eles ficavam tão satisfeitos em dar más notícias que Apolo se cansou deles e os transformou na cor preta como a noite.
Pelo menos é o que conta a mitologia.
O corvo não é portador de más notícias nem agoirento, ele simplesmente te traz à consciência o que tanto te esforças por não ver, aceitar e esconder, a tua sombra.

Quando o Corvo se apresenta é hora de prestar atenção nos sinais, símbolos, profecias e sonhos. Faz as pazes com a tua sombra. E percebe que apesar do corvo ser atraído por objetos brilhantes nem tudo que brilha é ouro. Não te apoderes do que não é teu e está sempre preparada(o) para usufruir de oportunidades escondidas. Confia na tua intuição e integridade pessoal.

Invoca o corvo para obter ajuda nas cerimônias, conhecer mistérios, viagens astrais, para transcender as limitações do corpo físico. Como mensageiro nas preces de cura, para dons proféticos. Mudança de consciência e processos de transformação.

CROCODILO/JACARÉ

Este é um animal que nos causa medo e, para alguns de nós, até repugnância. Mas, para o xamanismo todos os Animais são sagrados e têm uma importante lição/medicina a transmitir e a dar.
Como já não é a primeira vez que sonho com um gentil crocodilo, aqui fica a sua mensagem...

Jacarés e crocodilos tiveram ao longo dos tempos uma simbologia mista. Ao mesmo tempo, por causa de sua associação com a lama, ligavam-se ao símbolo da fertilidade e do poder, já que a lama é mistura de água e terra, o que propõe uma nova vida a crescer. A idéia inerente a isso é que não pode existir morte sem vida ou vida sem morte.
Como os seus olhos estão no alto da cabeça, ajudando-os a manterem-se escondidos pela água enquanto procuram suas presas, tal é associado à visão profunda, à clarividência e ao misticismo., uma vez que é a visão que vê outros planos.
Assim, o crocodilo está intimamente associado ao Instinto de sobrevivência, ao inconsciente profundo e ao caos que precede a criação.

A sua medicina é a do inconsciente profundo, da iniciação. Ensina-nos a encontrarmos boas amizades e a fazermos alianças com pessoas que são diferentes de nós. Invoquemos o seu poder para transformarmos energias agressivas em energias positivas de ação. Para tocarmos a energias primordial e a reorganizarmos após o caos (o ciclo criativo de morte e renascimento). É ainda a medicina do instinto de sobrevivência, da visão profunda e clarividência.

DRAGÃO

A energia do Dragão está presente nesta dimensão desde o nascimento do planeta, uma vez que foram eles que, em conjunto com as serpentes, ajudaram a estabilizar a energia na crosta terrestre para o ancorar das grelhas cristalina, solar e de Luz.

Os Dragões são seres de altíssima vibração energética que operam desde a quarta dimensão até à décima segunda e até superiores, (e não me estou a referir aos encarnados como Humanos e sim aos que nos continuam a assistir desde os planos intraterrenos aos planos multidimensionais e etéricos) e representam a força vital e os princípios primordiais que regem todas as coisas.

Esqueçam as representações de Dragões destruidores. Tais resultaram do medo e da vivência da Matriz da ilusão.

Eles são a representação animal dos Quatro Elementos e, por excelência, os Portadores da Sabedoria e são igualmente os portadores do portal de acesso ao Amor Incondicional e à conexão Gaia-Energia da Fonte.

O Dragão traz o amparo, a protecção e a cura para viajar por todos os mundos em segurança, resgatando a verdade da Essência, da Alma e do Propósito de cada um.
Com o auxílio do Dragão podes facilmente ir ao submundo, enfrentar os teus mais recônditos medos e dar vida a um Eu mais íntegro, inteiro, Uno. Tal como facilmente ascendes às mais altas dimensões de consciência para a autêntica vivência dos voos iniciáticos e cerimoniais.

O Dragão detém a força para se mover por todos os mundos, é uma força tão feminina quanto viril, fecundante e extremamente poderosa.

Como Animal de Poder é invocado para cura, para conhecimento do que está escondido e sobretudo, para confronto com os próprios demónios da psique e evolução espiritual.

A sua presença em sonhos e em meditação é um sinal claro da sua Bênção e protecção e de que grandes transformações ao nível da consciência estão a ocorrer.
Lembra-te de permitir!
Trazem também abundância, prosperidade e boa fortuna.

Medita com o Dragão e permite que seja ele a brindar-te com as Dádivas que tem para ti.
Sempre que voares no seu dorso estarás em fusão com a sua energia e Serás Um com os seus Dons, quando te ofertar um ovo estarás em contacto com a gema-semente da Vida e só com o tempo poderás percepcionar o verdadeiro alcance de tal Bênção…
Usufrui!

ELEFANTE

O Elefante é o maior mamífero terrestre e o mais ancestral de todos, em terra, partilhando esta característica com a baleia, uma vez que ambos são os detentores dos Códigos de Som, Luz e Criação para a Humanidade.

O Elefante tem em si a memória da sabedoria ancestral e expressa-a em todos os seus comportamentos.
No respeito pela Sacralidade única presente nos Sagrados Feminino e Masculino, é a Elefante Fêmea que é a lider do clã, que é a Guia, a Xamã pois é ela que orienta toda a família/manada e que assiste na transmissão dos conhecimentos aos bebés e às donzelas quando iniciam a vida adulta e posteriormente quando se tornam Mães.

A sociedade dos elefantes é matriarcal tal como todas as primeiras sociedades ancestrais.
Mesmo no contexto xamânico, só surgiram homens Xamãs nas tribos com as tribos canibais, primeiramente, e, seguidamente, após o contato com o homem branco e o abuso de poder. Simplesmente porque ao Sagrado Feminino cabe intuir, guiar, orientar e ensinar e ao Sagrado Masculino cabe o conectar-se pelo honrar do feminino, pelo honrar da sensibilidade e da subtileza, pelo agir, concretizar e fecundar.
Aos elefantes macho cabe também o recolher de informação, ele vive solitário só se aproximando do clã na altura do acasalamento, para depois a partilhar com a fêmea dando origem a uma nova gestação e à passagem de códigos energéticos atualizados que são elevados e integrados pela fêmea sendo recebidos pelo bebé.

A medicina do elefante inclui o Resgate da Memória Ancestral, pelo que os podes invocar em meditação para te assistirem, a força para suplantar e remover todos os obstáculos, a realeza, a confiança, a paciência, a sabedoria para usar as oportunidades da instrução, o compromisso, a gentileza, a comunicação nos relacionamentos, o discernimento, a inteligência e a compaixão.
Ao nível dos relacionamentos ensinam-nos a gentileza, o compromisso, a comunicação, o comprometimento para com todos agindo de acordo com as situações tanto podendo ser duros quando protegem como profundamente ternos quando cuidam, ensinam-nos a assertividade, a resiliência, a persistência e a incluir todos debaixo do manto do Amor abnegado, que nutre e guia.

Os elefantes auxiliam-te também a resgatares os valores da lealdade, do carinho e do altruísmo permitindo-se o viver das alegrias e das tristezas com a mesma presença.

Ao invocares o elefante, quer ele seja o teu animal de poder, quer te apareça em sonhos ou sintas a sua presença, permite-te resgatar a verdade dos teus Dons Ancestrais, permitindo-te percorrer os mais elevados caminhos que a Energia da Fonte pode conceder, honrando os Propósito e sendo pela energia da Alma.

ESCORPIÃO

Como tantos outros este é um ser temido e muito incompreendido.

O escorpião é da família dos aracnídeos e também partilha de características da serpente pois também se permite mudar a pele, anunciando Morte e Renascimento … só que o Escorpião vai mais fundo nesta viagem… convida-te a um caminho de aceitação profunda, de olhar para si mesmo, aceitando as mudanças e vivendo a Sombra como Luz.

O Escorpião é um dos seres mais antigos à face do planeta e tem uma incrível capacidade de adaptação vivendo em todos os continentes menos na Antárctida.
Sendo um animal do elemento água, na sua origem, permitiu-se fluir como esta e dar novas formas à vida, adaptando-se e expressando sem reservas todo o seu instinto de sobrevivência.

Ele incorpora o Sagrado Feminino na sua energia mais crua, pura e conectada aos instintos e à sexualidade.
O escorpião é intenso, consciente de si mesmo e se sente que não se está a cumprir ou é ameaçado não hesita em injetar-se com o seu próprio veneno.
Ele tem a capacidade de se convidar a si mesmo a renascer pois reconhece que tudo tem um Propósito Divino Maior e que a maior cura é o permitir-se morrer para tudo o que não serve mais nascendo mais íntegro, consciente e adaptável a cada novo momento.

A sua capacidade de perceção da realidade é imensa.
Sendo um animal noturno a sua clariaudição e clarisensitividade são extremamente apuradas sendo que esse também é um dos seus convites… o permitir-se sentir a noite, vivê-la profunda e completamente no resgatar de todos os Dons, indo para além da ilusão da visão.

Uma vez que possui dois pares de pulmões, ele inspira e vive a vida intensamente. Esse é o convite... permitir-se ser vida em todos os momentos, mesmo na morte, inspirando em profundidade tudo o que te é proposto.

Como tem também uma imensa capacidade de ingerir grandes quantidades de alimento e até de passar até um ano sem se alimentar nem beber água ele também nos convida a aceitar o que o corpo pede e a consciencializar que o que nos alimenta vai muito além do que ingerimos, pelo que podes diminuir a compulsão ao alimento permitindo-te receber do prana que o universo tem para te dar, alimentando-te da energia do Cosmos e do céu noturno bem como do amanhecer e do entardecer, momentos em que ele ainda se permite ser visto, antes de adormecer ou ao acordar.

Como o seu momento de estar é inverso também convida a ver as situações sob uma nova perspetiva, indo além do espectável e do usual.
O permitir-se sair da caixa, do padronizado e a aceitação de Si mesmo, amando Sombra e Luz por igual. Até porque quem tem o escorpião consigo facilmente percebe as máscaras no Outro e revela-as. Já em si cultiva o secretismo, a magia e o mistério, pelo que o convite é a exercer-se íntegro em si mesmo, sem medo de se expressar, ser, atacar, proteger, agir e concretizar.
Afinal, Tudo É e Tudo está bem!

Uma outra curiosidade sobre o escorpião está relacionada com o seu veneno. Quanto mais pequeno mais venenoso … pelo que não há tarefa demasiado grande ou demasiado pequena, Há tarefa simplesmente e em ti a capacidade de a trazeres ao plano da concretização pois em ti tens a tua Proteção, o conhecimento de Ti mesmo e a Sabedoria alinhada com o Agora e com os elementos.
Para finalizar, o escorpião convida e revela em ti as capacidades de ser independente, ousado, capaz, determinado, persistente, perseverante, sexualmente ousado e assumido, sensual e sensitivamente presente.
Se há quem consiga conversar de frente com o Ego, educá-lo e Amá-lo sem subterfúgios … é aquele a quem o Escorpião surgiu no caminho, seja nos sonhos, seja como animal de Poder, animal Medicina ou Animal Guardião do momento…

ESQUILO

O Esquilo ensina a armazenar para o inverno, quando todas as árvores estarão nuas e as nozes já terão desaparecido há tempo. Como o esquilo tem a personalidade muito irrequieta, sua energia manifesta-se de diferentes formas.
O seu comportamento extravagante e imprevisível, aliado à sua incrível rapidez, ajuda-o a escapar dos predadores. Mas este mesmo comportamento errático, quando manifesto nas pessoas do totem do Esquilo, é capaz de provocar um ataque de nervos até nos mais calmos e impassíveis, pois é muito difícil conseguir acalmar e disciplinar algum membro deste totem para integrá-lo num trabalho metódico.
O poder de armazenar implícito na energia do Esquilo é um grande dom, pois ele pode ensinar a poupar e armazenar para futuros tempos difíceis, seja um juízo de valor, uma opinião pessoal, mantimentos ou dinheiro na caderneta de poupança. Ou seja, o Esquilo é o verdadeiro escuteiro do reino animal – sempre alerta e precavido.
O Esquilo lembra a importância de ser precavido sem ansiedade, demonstrando autoestima suficiente para reservar para uso futuro coisas das quais se possa vir a necessitar, mesmo que tal necessidade nunca chegue a se manifestar.
A presença do esquilo é sinal de que deves preparar o teu futuro, mantendo-te aberta(o) às mudanças que certamente ocorrerão em breve na tua vida. Se acumulaste coisas em demasia, livra-te delas. Estas coisas tanto podem ser conceitos intelectuais, preocupações, pressões, stresse, como também podem ser meros objetos palpáveis que manténs guardados há muito. Percebe que o armazenamento só tem sentido quando é equilibrado, e só é equilibrado quando propicia a correta circulação e a constante renovação das reservas. Acumula apenas aquilo que for necessário, livrando-te dos bens materiais desnecessários por meio de doações para instituições ou pessoas que possam efetivamente utilizá-los de imediato.
O Esquilo também tem outra lição para te ensinar. E uma lição que pode parecer obvia, mas é capaz de te preparar para enfrentares qualquer adversidade. Esta lição é relativa à necessidade de guardar o que é são.
Na dimensão humana, os locais mais seguros que existem são uma mente serena e um coração compassivo, e os bens mais preciosos que neles podem ser guardados são a sabedoria e o amor. Essas energias benéficas irão libertar tanto o teu coração quanto a tua mente imbuindo-a da certeza de que há um tempo certo para tudo; basta acarinhar corretamente este conhecimento para fazer com que todos os medos e ansiedades se desvaneçam como que por encanto.

FALCÃO

O Falcão é o único animal cuja vista é tão poderosa que consegue encarar o Sol, daí ser considerado o Deus Sol, Hórus, para os Egípcios, sendo o Animal Deus e o animal do Faraó e todo este incluir o nome de Hórus no seu próprio nome como forma de incorporar as capacidades Divinas e transcendentes do Falcão.

O Reino dos pássaros é o ar que interliga o Paraíso com a Terra. São os pássaros que se movem entre ambos. Fazem o caminho entre a espiritualidade e a matéria. O ar em movimento é o vento que simboliza o movimento e a capacidade de voar, nas asas da inspiração, intuição e criatividade.

O Falcão sempre desempenhou um papel importante na mitologia de várias civilizações
Associado a Freyja e à feitiçaria na mitologia Nórdica, o falcão era um animal dotado de dois poderes especiais: o vôo e a visão. O vôo simbolizava o poder de viajar entre mundos, bem como seu fácil alcance entre o céu e a terra, tornando-se um elo entre todos os seres e mundos. Freyja tinha uma capa de penas de falcão e com ela podia transmutar-se numa ave e fazer essa mesma jornada entre mundos. O mesmo acontecia com a sua visão, um dom especial, uma vez que ia além do habitual alcance do homem. No topo de Yggdrasil está uma grande águia que possui um falcão entre os seus olhos, simbolizando o poder da visão. Assim, temos o Falcão como um símbolo de conexão divina e espiritual, símbolo de equilíbrio entre o céu e a terra, provedor de visão e provedor da expansão do espírito para o além.

Resumidamente, o Falcão representa Precisão, memória remota, coragem, sabedoria, iluminação, preces ao Universo, mensageiro, olhar em volta, observar a distância e atenção ao detalhe. O falcão ensina-nos a sermos observadores e a prestarmos atenção em tudo o que nos está a passar desapercebido. Lembremo-nos de recorrermos a este talento e a sermos Gratos por o termos, pois permite-nos entrar em contato com o mundo dos espíritos.

FLAMINGO

O Flamingo é uma ave de grande porte, extremamente graciosa e monogâmica.
Esta ave pode medir até 1,50 de altura.
Recebe a sua coloração devido à sua alimentação e alimenta-se por filtragem da água.
Constroem os seus ninhos na lama e o ovo pode durar de 28 a 31 dias a incubar, o tempo que dura o ciclo menstrual da mulher, sendo que este é incubado por ambos os progenitores.
Os bebés ficam alguns dias por perto dos pais para depois serem reunidos em creches.

Quando um flamingo te aparece no caminho, sonhas com ele ou é o teu animal de poder convida-te a viveres a fundo as tuas emoções, a abrir o coração.

A sua medicina inclui o convite a trabalhares a tua maturidade/mestria emocional aceitando todas as emoções e permitindo-te vivê-las. Quando bloqueias algo em ti, esse algo cresce e depois explodes. O que mais querias evitar é o que depois atinge mais profundamente os que te rodeiam pois quando explodes perdes discernimento.
O que te mantém a quereres controlar as tuas emoções é o teu medo de mostrar a tua imperfeição aos outros e a ti mesma(o), de quereres ser perfeita(o) aos olhos da sociedade.
A verdade é que quando bloqueias a reação final é muito mais extrema.

A sua medicina inclui também o sentido de comunidade, cooperação, interajuda, socialização e é também um convite a abrires-te à mudança, afastando-te do drama, quando te permites conviver, descontrair, fluir, usufruir.

O flamingo traz-te o voar e o equilíbrio do ser na Terra, o voo e a consciencialização da alma e o estar em comunidade, traz-te a visão e o dissipar da ilusão, traz-te a memória colectiva, de grupo, a consciencialização do teu papel nos relacionamentos, o poder do coração aberto, ao amor, a mudança de forma (a sua plumagem muda de castanho-acizentada, para branca e posteriormente rosa pálido ou mais intenso) permitindo-te retirar lições de vida e comunicação com a Alma em tudo o que vives.
Medita e invoca a sua energia e tranquilizarás o teu emocional pelo fluir, pela aceitação.

GAFANHOTO

O gafanhoto é considerado um símbolo da boa sorte, da boa graça, da abundância e da virtude.
Usando seus pés especialmente projetados, move-se pulando e um pulo pode jogar um gafanhoto a distâncias até vinte vezes o próprio comprimento do seu corpo. Os gafanhotos analisam uma hipótese e lançam-se para frente, passando em muito as várias etapas que outras criaturas teriam que fazer para cobrir a mesma distância.

As pessoas com este Totem normalmente acham que as coisas não se movem ou se desenvolvem do mesmo modo que acontece com os outros. Quando um gafanhoto se apresenta é porque está próximo um novo pulo para a frente na tua vida.

Uma das dádivas destes insetos é o poder da canção e do som. A canção é o modo ancestral de incitar à alteração da consciência por forma a permitir a comunicação com os elementais e seres crísticos.
Quando o gafanhoto capta a atenção através do canto está-te a pedir para honrares os teus antepassados e ancestrais e conectares-te com a tua verdadeira herança terrena, estelar e cósmica, honrando e expressando a tua própria voz interior.
Os gafanhotos também são associados à viagem astral. Têm a habilidade de pular no tempo e no espaço onde os mistérios verdadeiros da vida existem permitindo superar eficientemente obstáculos e identificar situações de crise agindo sem planeamento e com sucesso.
Este é o momento de dar o pulo de fé, sem medo, numa área da vida, que geralmente é a que mais medo nos traz e que quando enfrentada traz também as maiores Bênçãos e transformação. Ou seja, pode representar uma mudança na posição, relacionamentos, carreira ou apenas na maneira como nós nos percebemos.

Quem tem o gafanhoto como totem deve recordar que os presentes da Mãe Terra estão disponíveis para todos de igual modo e devem ser usufruídos com sacralidade, gratidão e parcimónia, recorrendo só ao estritamente necessário e dispondo-se a partilhar com os demais.

O gafanhoto também te pede para responderes às seguintes questões:
- Os Outros estão a exigir demasiado do teu tempo e da tua energia?
- Estarás a assumir responsabilidades, que te estão a ser impostas, sem que estas sejam tuas por direito?

Resumidamente, o Gafanhoto é a medicina da voz interior.
Evocar para meditação, despertar instintos, saltar obstáculos, para ir em frente sem medo da mudança e abraçando o fluir da vida com fé, determinação, intuição e confiança.

GAIO

O Gaio é uma grande ave dos bosques, da família do corvo, com cauda comprida, asas arredondadas e plumagem muito característica.
Tem um comprimento de 33 a 36 cm e um peso de 140 a 190 g. Tem uma coroa malhada de preto e branco, um bigode preto, dorso e ventre castanho rosado.
As asas e a cauda são pretas, com o uropigio e a parte interna das asas brancas, ambos muito visíveis em vôo. Apresenta uma mancha azul iridescente, com riscas finas pretas e brancas, nas grandes coberturas primárias, muito característica.

Esta ave é considerada inteligentíssima pois tem comportamentos muito invulgares, como imitar outras aves, pelo que tem um canto muito variado e armazenar bolotas, só as "perfeitas e intocadas".
Só uma ave consegue movimentar milhares de bolotas e como nem sempre se lembra onde as escondeu, estas acabam por germinar dando origem a mais.

A mensagem/Medicina do Gaio é um pedido para encontrar a sua própria voz e expressá-la sem qualquer medo.
Também convida a ter consciência dos seus dons, capacidades e conquistas pessoais e, mesmo que nem sempre te lembres de a eles recorreres, procura ser grata(o) por todos e dissemina--los. Há sempre quem vá beneficiar com as aprendizagens que já fizeste.

Uma vez que pertence à família do corvo também partilha das suas mensagens, como a magia e a proteção por exemplo.
(Neste álbum também encontras informação sobre o corvo.)

Como ave que é também te convida a voar.
Lembra-Te de começar o dia com Gratidão e uma canção de Amor no coração e tudo flui de asas abertas.

GANSO

O Ganso ensina-nos o poder da determinação. da coragem, do esforço e do trabalho de equipa.
Este animal voa sempre em formação porque assim facilita a sua própria tarefa bem como a de todos aqueles que com ele voam. Quando nos mantemos em sintonia e caminhamos juntos daqueles que partilham dos mesmos ideais, o nosso caminho fica facilitado e sentimos o apoio necessário. Assim torna-se mais fácil alcançar as metas e percebemos a importância de ajudar e de receber ajuda. Assim percebemos que aquele que vai à frante, a dado momento, vai ter de se retirar para descansar e reagrupar e outro tomará o seu lugar. Assim na vida, em que todos somos Mestres e todos temos algo para aprender, ensinar e partilhar, enquanto voamos no sentido de recordar e vivenciar plenamente, a única e verdadeira energia, o Amor!
A medicina do ganso traz consigo a determinação e a força de superar qualquer obstáculo. Traz consigo o atingir das metas, a Fé e a Perseverança. Traz consigo o apelo ao abrir do coração e à ternura, pois este animal pode ser agressivo mas é só por medo. Quando superamos o Medo encontramos o Amor e voamos.

GATO

Hoje trago este animal para honrar a sua presença junto a nós.
No Xamanismo Ancestral o Gato representa o sensitivo e tem em si a Medicina da Magia e dos Mistérios.
Nos Templos de Lhasa no Tibete, eram os gatos os Guardiões, no Egito eram adorados e companhia das Sacerdotisas, em nossas casas e nas nossas vidas são Mestres, Protetores e Magos Alquímicos da energia do ambiente e dos nossos corpos.

“Quem não se relaciona bem com o próprio inconsciente não encara o gato. Ele aparece, então, como ameaça, porque representa essa relação precária do homem com o (próprio) mistério.
O gato não se relaciona com a aparência do homem. Ele vê além, por dentro e pelo avesso. Relaciona-se com a essência.
Se o gesto de carinho é medroso ou substitui inaceitáveis (mas existentes) impulsos secretos de agressão, o gato sabe. E se defende do afago.
A relação dele é com o que está oculto, guardado e nem nós queremos, sabemos ou podemos ver. Por isso, quando surge nele um ato de entrega, de subida no colo ou manifestação de afeto, é algo muito verdadeiro, que não pode ser desdenhado. É um gesto de confiança que honra quem o recebe, pois significa um julgamento.
O homem não sabe ver o gato, mas o gato sabe ver o homem. Se há desarmonia real ou latente, o gato sente. Se há solidão, ele sabe e atenua como pode, ele que enfrenta a própria solidão de maneira muito mais valente que nós. Nada diz, não reclama. Afasta-se.
Quem não o sabe “ler” pensa que “ele” não está ali.
Presente ou ausente, ele ensina e manifesta algo.
Perto ou longe, olhando ou fingindo não ver, ele está comunicando códigos que nem sempre (ou quase nunca) sabemos traduzir.
O gato vê mais e vê dentro e além de nós. Relaciona-se com fluídos, auras, fantasmas amigos e opressores.
O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma oportunidade de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério.
O gato é um monge silencioso, meditativo e sábio monge, a nos devolver as perguntas medrosas esperando que encontremos o caminho na sua busca, em vez de o querer preparado, já conhecido e trilhado. O gato sempre responde com uma nova questão, remetendo-nos à pesquisa permanente do real, à busca incessante, à certeza de que cada segundo contém a possibilidade de criatividade e de novas inter-relações, infinitas, entre as coisas.
O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel.
Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção.
Desatentos não agradam os gatos. Briguentos os irritam. Tudo o que precise de promoção ou explicação quer afirmação. Vive do verdadeiro e não se ilude com aparências.
Ninguém em toda natureza aprendeu a bastar-se (até na higiene) a si mesmo como o gato!
Lição de sono e de musculação, o gato nos ensina todas as posições de respiração ioga.
Ensina a dormir com entrega total e diluição recuperante no Cosmos.
Ensina a espreguiçar-se com a massagem mais completa em todos os músculos, preparando-os para a ação imediata.
Se os preparadores físicos aprendessem o aquecimento do gato, os jogadores reservas não levariam tanto tempo (quase 15 minutos) a aquecer-se para entrar em campo.
O gato sai do sono para o máximo de ação, tensão e elasticidade num segundo. Conhece o desempenho preciso e milimétrico de cada parte do seu corpo, a qual ama e preserva como a um templo. Lição de saúde sexual e sensualidade. Lição de envolvimento amoroso com dedicação integral de vários dias.
Lição de organização familiar e de definição de espaço próprio e território pessoal.
Lição de anatomia, equilíbrio, desempenho muscular.
Lição de salto.
Lição de silêncio.
Lição de descanso.
Lição de introversão.
Lição de contato com o mistério, com o escuro, com a sombra.
Lição de religiosidade sem ícones.
Lição de alimentação e requinte.
Lição de bom gosto e senso de oportunidade.
Lição de vida, enfim, a mais completa, diária, silenciosa, educada, sem cobranças, sem veemências, sem exigências.
O gato é uma oportunidade de interiorização e sabedoria, posta pelo mistério à disposição do homem.”

O gato é um animal que tem muito quartzo na glândula pineal, é portanto um transmutador de energia e um animal útil para cura, pois capta a energia ruim do ambiente e transforma em energia boa, — normalmente onde o gato deita com frequência, significa que não tem boa energia – caso o animal comece a deitar em alguma parte de nosso corpo de forma insistente, é sinal de que aquele órgão ou membro está doente ou prestes a adoecer, pois o bicho já percebeu a energia ruim no referido órgão e então ele escolhe deitar nesta parte do corpo para limpar a energia ruim que tem ali. Observe que do mesmo jeito que o gato deita em determinado lugar, ele sai de repente, poi ele sente que já limpou a energia do local e não precisa mais dele.
O amor do gato pelo dono é de desapego, pois enquanto precisa ele está por perto, quando não, ele se afasta.
No Egito dos faraós, o gato era adorado na figura da deusa Bastet, representada comumente com corpo de mulher e cabeça de gata. Esta bela deusa era o símbolo da luz, do calor e da energia. Era também o símbolo da lua, e acreditava-se que tinha o poder de fertilizar a terra e os homens, curar doenças e conduzir as almas dos mortos. Nesta época, os gatos eram considerados guardiões dooutro mundo, e eram comuns em muitos amuletos.
“O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final.”

GOLFINHO

Os Golfinhos têm uma energia Angelical e protetora da Humanidade simplesmente Maravilhosa. Eles são oriundos de Sírius e têm escolhido assumir esta forma para estarem ao serviço da Mãe terra e de todos os seus filhos.

Os Golfinhos são mamíferos marinhos muito sensíveis, brincalhões e desinibidos - e tem muito a nos ensinar sobre a pura alegria de viver.

O Golfinho rege a comunicação, que consiste de certos padrões e regras. As pausas entre os sons também fazem parte da linguagem. Graças à sua facilidade de comunicação é considerado o "Hermes do Mar". É próprio do golfinho, como Animal de Poder, perceber a continuidade em todas as ações da vida. Quando nadamos no mundo dos golfinhos valorizamos mais a simplicidade, a alegria, as realidades material e espiritual. Assuntos como a telepatia (como tipo de comunicação) e viagens e experiências xamânicas, devido à sua ligação com viagens oceânicas em grupo são mais facilitados e valorizados.

Este animal maravilhoso simboliza a Pureza, a iluminação do ser, a sabedoria, a paz, o amor, a harmonia, a comunicação, o sopro da vida, além da habilidade de se movimentar com desenvoltura por ambientes pouco amigáveis. Eles nos ensinam que ao nos sintonizarmos com os ritmos e padrões da natureza podemos aprender a verdadeira comunicação com o Todo Poderoso e a compartilhar esta sabedoria com os outros.

É a Medicina da pureza, da alegria e do amor incondicional. Evocar para criar mais harmonia com a natureza, mergulhar nas profundezas do nosso ser, para propósitos terapêuticos, ouvir e entender nossos “sons” internos. Em suma, a sua medicina inspira inteligência, conexão, amor e diversão, espalhando Amor, alegria e Luz no mundo.

LAGARTO

É a medicina dos sonhadores. O Lagarto simboliza a adaptabilidade, a regeneração e a transformação. Como animal de Poder, estimula os sonhos e ajuda nas renovações.
Ë a medicina do otimismo, dos sonhos. Ensina sobre o passado, sobre o instinto de sobrevivência. Para questões de transformação, quando não sabes ao certo o que e se deves transformar algo. Para obter coragem para ir em frente, em tempos difíceis. Para deixar coisas velhas e criar novas coisas. Para renovar, adaptar-se ao novo. Para obter clareza nos lados sombrios da realidade. Para obter sonhos esclarecedores e dar-lhes atenção, criando um Diário de Sonhos.
O Lagarto é um animal muito tímido. As suas lições falam de solidão, de alienação e de autoimagem negativa. O Lagarto é solitário por natureza.
O Lagarto é parente do camaleão, embora o seu habitat não lhe proporcione tantas oportunidades para se esconder dos seus predadores. Assim como o camaleão muda de cor de acordo com o ambiente, o lagarto muda de aparência durante toda a sua vida.
Como Animal de Poder, o Lagarto fará com que entendas o teu processo evolutivo e como precisaste desenvolver a tua forte couraça para garantires a tua sobrevivência nesta existência material.
Protegido pela sua forte couraça, este animal remete-te a entender Quem Realmente ÉS por baixo da tua couraça e a explorares o teu próprio processo de autoproteção, que te acompanha desde que nasceste. Ao compartilhares a tua história de vida com o Lagarto, observarás que o teu corpo e a tua alma se lembram ao nível celular, de um tempo em que ainda não precisavas de proteção - da couraça invisível que te servia de escudo. Esta é uma oportunidade maravilhosa para participares da tua própria evolução e perceberes que estás protegida(o) e é tempo de mudar. No espaço seguro que o Lagarto te proporciona, podes sair da couraça protetora que criaste, assim como o Lagarto muda de pele, mesmo que seja temporariamente.
Evoca para deixares coisas velhas e criares novas coisas. Para renovares e adaptares-te ao novo.
Em suma, representa o otimismo, a adaptabilidade, a regeneração, os sonhos, a renovação e a transformação.

LEÃO/LEOA

É a medicina da liderança, da força, do poder, da coragem.

Associado ao Sol. Evocado para os poderes de força, vitalidade, potência sexual, saúde, energia, prosperidade, proteção. Para aumentar a autoconfiança. Quando tiver pela frente tarefas difíceis, desafiadoras. Para ter ousadia, audácia de iniciar algo. Para ter a paciência necessária, fazer com que a inteligência vença o instinto. Quando necessitar de forças para vencer limitações, bloqueios. Para equilibrar mente e coração, emoção e intelecto, consciente e subconsciente. Trabalhar com luz e escuridão.
Guardiões da Família; Laços familiares forte; Força; Coragem; Energia; Integralidade.

O Leão está relacionado a energia do Sol, por isso a sua cor amarelo/dourado. Trabalha com o Leão quando te sentires enfraquecido, sem coragem, sem sorte, sem vigor físico ou espiritual e para recuperares a nobreza do teu espírito e a prosperidade.
O Leão compartilha uma variedade de energias de cura que nunca parecem ser o que são. Os egípcios diziam que o Leão carrega a medicina do poder e da saúde.

Uma das primeiras civilizações a caminhar na Terra, ainda antes da Lemúria, foi Lyra ou o povo Leão. Sendo que o Leão também está associado ao nascimento de Reis e era a constelação que estava mais visível nos céus a anunciar o nascimento de Cristo.
Quando Moisés retirou os judeus do Egito, cada tribo carregava uma bandeira onde se podia ver a imagem de um Leão. Este animal também é associado à coragem por causa do seu rugido. Ele vive em grupos e raramente briga com outros membros da sua tribo. Excepção se dá aquando do acasalamento, onde são extremamente ciumentos. Se provocados, reagem agressivamente. Os Leões são encontrados, na maior parte do tempo, deitados preguiçosamente e parecem estar sempre a transmitir-nos a seguinte mensagem: " deixem-me quieto, estou ocupado a relaxar!", pelo que nos transmite a mensagem do saber retemperar forças, do descontrair e aproveitar o momento.

A energia do não sentir medo, da coragem, está igualmente relacionada com este animal majestoso. Ele ensina-nos a arte de não deixar que o medo nos paralise, se nos permitirmos relaxar nessas ocasiões.

Aqueles que têm o Leão como Aliado ou Animal de Poder são pessoas que estão sempre envolvidas com grupos, comunidades. Trabalham com o coletivo. Estas pessoas devem prestar atenção ao papel que desenvolvem nesses grupos e aliar–se a outros grupos, para poder equilibrar o stress. Devem também aprender a controlar os seus ciúmes excessivos.
As fêmeas são as melhores caçadoras e desenvolvem técnicas precisas para essa arte da sobrevivência. São mães presentes e têm a capacidade de fazer com que seus filhotes cresçam num ambiente saudável e curador.

Estes Animais não lutam pelo prazer da luta, e se forem confrontados, podem deixar o local sem olhar para trás. Dificilmente entram em situações desagradáveis. Se sentes que perdeste o controlo, agindo agressivamente, trabalha com a Medicina do Leão e recupera a individualidade e a harmonia.
O leão tem sido o símbolo do Sol e da realeza. Os egípcios acreditavam que o leão inspirava as inundações anuais do Nilo. Os cristãos diziam que ele era o correspondente da águia na Terra. Os alquimistas medievais associaram-no com o elemento fixo do enxofre, e um leão jovem era frequentemente o símbolo do sol levantando-se e de tudo que é iluminado por ele.

O leão tem uma atitude incomum entre membros da família do gato uma vez que vive em grupos. Se um leão aparece como totem podes esperar lições que tratam da comunidade e dos grupos. Pode haver uma necessidade de examinares o teu próprio papel no grupo.
Dentro do orgulho, as fêmeas são as melhores caçadoras.
Os filhotes do leão têm uma existência relativamente livre de cuidados. Seus pais são pacientes e afetuosos com os filhotes, e a maioria dos indivíduos que têm leões como totens encontrarão essas mesmas qualidades dentro de si. Os machos são os mais visíveis por sua grande juba. Trabalham pouco. Podem ser passionais e excessivamente ciumentos das leoas.

A presença do leão na tua vida incita a responder às seguintes questões: “Eu preciso de fazer mais do que faço? Necessito de ser mais protector? Tenho de aprender a cooperar mais?

Uma vez que as fêmeas fazem a maioria do trabalho, elas refletem realmente a ideia do erguer das energias femininas. O Sol não foi sempre um símbolo masculino. Dá o nascimento aos dias, nutre e aquece a vida. Assim não está afectada a correlação do leão com a afirmação das energias femininas no sentido de trazer o nascimento e o poder do novo.

Quando um leão aparece na visão, pode indicar uma oportunidade de despertar um novo sol, um novo horizonte. Confie na tua energia, criatividade, intuição e imaginação feminina. Estas adicionarão uma nova luz do sol à tua vida. Não sintas receio de rugir se te sentires ameaçada(o).

Trabalhar com a medicina do Leão pode trazer uma compreensão do bem-estar baseado na capacidade de viver e trabalhar em harmonia com os outros, sem sacrificar sua individualidade. É a chave para encontrar esse equilíbrio entre o eu e os outros
O leão é também o Sol que irradia no coração. A palavra francesa para o coração é “coeur”, a raiz da palavra coragem. A coragem vem do coração e de um profundo sentimento de amor-próprio. Quando tiveres a coragem de viver a verdade, terás o poder de agir de forma que estejas em consonância com a tua Alma. Este é o verdadeiro sentido da autoestima, uma honra de si que ultrapassa falsas formas de ganhar e a ilusão da autoestima daquele que se compara aos outros a fim de aumentar o valor próprio.
Aquele que atua a partir de um certo sentimento de valor tem uma qualidade de autoavaliação que é inspiradora e contagiante. Um indivíduo que toca os outros com o coração é capaz de liderança, de realização, ao mesmo tempo que exibe o tipo de sucesso que encoraja as realizações dos outros.

Conecta-te à energia do Leão e resgata o teu Sol interior, o teu valor próprio, a luz que vem do coração.

LIBÉLULA (LIBELINHA/DRAGONFLY)

A libélula é um elemental encantado que aparece diante dos teus olhos para te lembrar que muitas vezes a mudança é necessária. Que as ilusões têm que ser deixadas para trás para poderes compreender que a esperança anda de mãos dadas com a vitória e que para isso basta um pouco de sabedoria e coragem para poderes travar as tuas batalhas interiores e saíres vitoriosa(o) no final.

A sua medicina inclui a Ilusão, os Ventos da Mudança, a Comunicação com o Mundo Elemental, a Esperança e a Magia.

Deve ser evocada para amadurecer as ideias, clareza mental, autocontrole. Para tornar a vida mais leve, para teres novas perspectivas, para efectuares mudanças.

É a conexão com os espíritos da natureza, o ver através do véu da ilusão, o ir buscar a tua própria luz, o perceber das maravilhas da vida, o misticismo e também para trabalhar com cromoterapia.
A libélula representa o espírito selvagem e livre.
É o poder da luz.
A libélula habita dois reinos: ar e água e passa a influência de ambos elementos.

Na astrologia americana nativa, ou a astrologia das tribos indígenas, o espírito da libélula significa que tens que fazer um esforço para expressares as tuas esperanças, sonhos, necessidades e desejos conscientemente.

O espírito da libélula é a essência dos ventos de mudança, as mensagens de sabedoria e esclarecimento, a comunicação do mundo elementar.
Ela representa o medicamento para os hábitos que precisam de ser mudados e podes metamorfosear-te em libélula para seres guiada(o) pelas névoas da ilusão rumo a uma transformação positiva.

Quando trabalhas com a magia da Libélula tornas-te Guardiã(o) da Magia Divina uma vez que esta ensina-te a moveres-te entre mundos e dimensões, a teceres sonhos que criam novas realidades.

Estes sonhos mágicos que irás tecer serão a criação da tua realidade e da tua linha do tempo. A tua vida irá tornar-se tão fluída e graciosa quanto a dança da Libélula, criando a magia e a luz no seu despertar.
Aprendeste que estar consciente nesta vida é uma ilusão. Agora vais aprender a tecer esta ilusão num campo de luz mágica que irá reflectir a assinatura da tua energia e do teu amor e compaixão.
Podes voar no céu, podes pairar sobre a água, ou podes ficar calmamente a secar as tuas asas e irás sonhar. Irás sonhar com a criação, com novos projectos e desejos que procuram manifestar-se na tua realidade. E irás sentir a energia da Libélula ajudando-te a tecer os sonhos em realidade, ela que traz em si a energia Mágica, criadora e protectora dos Dragões, daí ser também chamada de "Dragonfly" ou dragão voador

Que a Libélula dissipe as ilusões que precisam de ser dissipadas para que os ventos da mudança aconteçam na sua plenitude.

LOBO

O Lobo representa a medicina do ensinamento, do amor e dos relacionamentos saudáveis uma vez que quando o lobo escolhe uma parceira é para o resto da vida. É ligado à família embora mantenha um carácter individualista e solitário.

Para os nativos é o mais fiel dos guias animais. É também o símbolo do professor da tribo e simboliza a inteligência, a sabedoria e a cura.

O lobo é um explorador de rotas e precursor de novas ideias mas volta sempre à tribo para ensinar e compartilhar a sua medicina, para partilhar a energia.

O senso do lobo é muito aguçado e a Lua é sua aliada de força. A medicina do lobo permite que o professor dentro de nós surja e ajuda os filhos da Terra a compreender o Grande Mistério da vida.
Evocar para ajudar a eliminar as nossas fraquezas e pensamentos negativos. Para relacionamentos saudáveis familiares e amorosos, fidelidade, generosidade, união, para curar, amar e resgatar a criança interior, ativar a visão criativa, aprender coisas novas e para aprender a conectarmo-nos com a nossa voz interior.
Lembremo-nos que o Lobo reconhece que é no isolamento que cresce e é com esse isolamento que contribui para o todo, para o clã. É no isolamento que ouve a sua voz interior, segue a sua intuição e se liga à sabedoria sagrada e ancestral.

LOUVA A DEUS

A mensagem que tem a transmitir é a medicina da calma, da habilidade para manipular o tempo, do poder para se mover nos momentos necessários, entendendo a natureza circular do tempo, do poder da quietude, da energia feminina guerreira.
Pode-se evocar para obter sonhos reveladores.
Convida à meditação e à concentração.
Acalma a mente, os pensamentos, o corpo, e outras pessoas.
Estimula dons proféticos, as terapias alternativas, a prática de respiração e as artes marciais.
Simboliza ainda a Introspecção e o silêncio profundo, a cura física e emocional.

MACACO

O macaco é o animal mais parecido com o ser humano ao nível da expressão das emoções, da comunicação, da organização social, da destreza... e difere imenso na conexão com o meio ambiente.

Ter o macaco como animal de poder ou este aparecer em sonhos é um convite a simplicar e a viver a vida no essencial, em conexão com a natureza e com a família.
As qualidades que tens a resgatar do macaco - a sua medicina - são: a simplicidade, a alegria, a inteligência, a destreza, a compreensão do seu papel na sociedade, a resolução de problemas, a emotividade livre sem julgamentos, a capacidade de equilibrar compaixão e agressão, a jovialdade, a curiosidade, a autoexpressão, a autocura com recurso às plantas, a compreensão do espírito das árvores, da floresta, numa profunda conexão com a grande Mãe.

Receber o macaco é ter o convite a deixar a selva de betão, a simplificar a vida, a usufruir, rir e brincar no dia a dia, a resolver conflitos com destreza e humor, a procurar a sabedoria ancestral das árvores e a entregar-se à cura com, em, por e para Gaia.
Receber o macaco é encontrar a simplicidade e a conexão, a brincar, a respirar, a ser.

MELRO PRETO

O Melro traz-te uma imensa proteção, conexão, cura e magia.
O preto das suas asas oferece recolhimento e cura no Sagrado Feminino profundo.
Aliás, ao pensares no Melro pensa em Merlin, que em francês se escreve "Melre" e significa Melro... a sua Presença na tua vida é um convite a invocares o Mestre Merlin e ativares/resgatares os Dons do Canto Ancestral, da Linguagem de Luz, da Cura, da conexão ao Todo e da Magia de cocriar a vida.

Em suma, a sua Medicina representa:
Talentos e Criatividade reconhecidos, cura pela voz, brilhar para o mundo, habilidade para se manter enraizado na Terra enquanto segue seu caminho Espiritual, movimento e Yoga, determinação e foco.
Ensina como reconhecer o seu Poder e usá-lo em seu máximo potencial.

Honra a sua Presença e Sê.

MINHOCA

Em verdade não há Animal de Poder, Animal Medicina ou Animal Guia mais importante que outro e a Minhoca é o exemplo mais puro disso mesmo …

A minhoca é um Ser tão “simples” e vulgar na perceção Humana e ensina tudo sobre Humildade e Amor Incondicional puro …

"As minhocas têm vários pares de corações e cada coração tem a forma de um arco. Cada minhoca tem entre dois e quinze pares de corações. O número é grande para permitir a distribuição do sangue por todo o corpo do animal, já que existem minhocas que chegam a quase 3 metros de comprimento.”
… haverá mais algum ser com tanto amor a pulsar em si, em cada um dos seus anéis de Vida?!
Ela tem consigo as Bênçãos da regeneração, da resiliência, da autocura e da transformação.

Esta pequena criatura tem um grande propósito de Vida Divino uma vez que é Ela que cria e renova o solo da Mãe Terra promovendo o renascimento, tanto seu quanto de Gaia, fertilizando, arejando, cuidando.
É graças à movimentação das minhocas, abrindo túneis por todo o lado, que as sementes recebem um solo arejado e fofo onde podem germinar e com os seus dejetos o húmus que as nutre e alimenta, ao mesmo tempo que recebem a água das chuvas levando o alimento primordial dador de vida e as emoções a todos os seres, incluindo os humanos.

A minhoca convida-te a viveres a Terra em Ti, permitindo-te reconhecer as emoções e receber a dádiva do Amor sob todas as formas.
Convida a Abrir e expandir o coração.
A doar-se sem nada esperar receber pois o ato de doar é a maior dádiva que podes dar a ti mesmo.

Existem 2.700 tipos de minhocas. Seja qual for o seu tamanho ou cor, todos elas são anelídeos, ou seja, têm vários segmentos, entre 100 a 200, ou anéis com ranhuras entre elas.
O que isto te sugere?
Que é tempo de aceitares e integrares em Ti todos os ciclos, todas as fases, todos os processos pois a Vida é um suceder em que todos os acontecimentos, vivências, aprendizagens e escolhas fazem parte de um Todo interligado que pulsa Vida e Propósito em Todos os momentos, em todos os sentires, em todos os ambientes… aliás, a minhoca está confortável na sombra, no interior do útero da terra e com esse estar convida-te a aceitares o que tanto procuras negar pois aí se encontra o verdadeiro Santo Graal, a manifestação dos dons e da Vida em Ti.

Quando a minhoca aparece convida-te a encarares o passado não como algo que te prende e sim como uma oportunidade de resgate, de cura e de transformação, permitindo-te fazer o balanço, acolher, libertar e reconhecer o antes e o depois.
Permitindo-te celebrar os ritos de passagem que a Vida te Permitiu e Tu te exerceste com distinção.

Apesar das minhocas serem hermafroditas elas permitem-se acasalar para partilharem espermatozoides e permitirem que os seus 100 a 200 corações se liguem… não será esse um convite a ser e vibrar Amor Maior. Sendo tudo, permitir-se ser com o outro para que a troca energética e o fluir de Amor dê vida a novos Seres mais Unos, conscientes e presentes em si?!

Quem tem a Minhoca como Animal de Poder é um cuidador, um nutridor, um Professor… ensina com dedicação que é nas coisas simples da vida que tudo se manifesta e leva consigo a cura onde quer que vá.

MOCHO

O Mocho é um espírito da noite, como os seus maravilhosos olhos que tudo vêem, até na mais densa escuridão é o animal mais emblemático da conexão com a sabedoria e conhecimento intuitivo. Transporta os dons da visão e sabedoria ocultas, da vigília, dos presságios, das sombras e da sabedoria antiga e está associado à rectidão e à justiça, pelo que pode ser chamado para ajudar em questões legais.

O mocho, na Grécia antiga, era a figuração animal de Atropos, a Parca encarregue de cortar o fio do destino. Também no antigo Egito o consideravam, por ser animal noturno, uma representação da morte. Como animal mítico é um dos mais antigos símbolos da tradição chinesa, ligado ainda ao trabalho do ferreiro no fogo em que forjava a sua obra. Ou seja, em tempos considerou-se, erradamente, nefasta a simbologia desta ave, até porque facilmente nos esquecemos que a morte é simbólica até porque a seguir a esta há sempre um renascimento. É da Idade-Média que se recebe, nos tratados de alquimia e em alguma pintura a herança e a memória da simbologia lunar desta ave, que tanto pode ser desejada como temida. Pois a dada altura, na tradição popular em França, surgem os contos do mocho-sábio, em que a maturidade dos seus discursos e exemplos o tornam numa figura de cariz positivo.
Na tradição Xamânica e na sabedoria ancestral esta ave é poderosíssima.

Invoquemos este animal para ver o que está oculto aos demais, para ver a verdade das situações para além do véu da ilusão e dos enganos e para ser a Inspiração e o Guia que nos auxilia a explorar profundamente o desconhecido e a magia da Vida.

ONÇA PINTADA/JAGUAR

A onça pintada (também conhecida como jaguar) é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo. Originalmente, vivem desde o sul dos EUA até o Uruguai e Pampas argentinos. É predadora de 85 espécies animais diferentes e está no topo da cadeia alimentar. Possui mandíbulas fortes e são os únicos felinos que matam suas presas perfurando o crânio com os caninos, podendo até rachar cascos de tartaruga.

A onça pintada é um dos animais símbolo do Pantanal. A habilidade de nadar está relacionada com a proximidade da água. Por isso as onças que habitam o Pantanal e áreas de várzea são mais habilidosas que aquelas que habitam as florestas fechadas.

É um animal solitário e territorial. Necessita de ocupar um espaço que varia de acordo com a disponibilidade de alimento e com cada ecossistema.
É astuciosa, observa os movimentos da presa antes de atacá-la.
Possui a capacidade de aprender e conviver consigo mesma e a não depender dos outros para atingir os seus objetivos.

A onça faz parte da mitologia de diversas culturas indígenas americanas, incluindo a dos maias, astecas e guaranis. Na mitologia maia, apesar de ter sido honrada como um animal sagrado, era caçada em cerimónias de iniciação dos homens como guerreiros.

Kianumaka-Maná é a Deusa Onça. Ela é uma guerreira de espírito livre que carrega consigo a força das onças pintadas. Também abençoa as batalhas dos índios.
O arquétipo desta deusa brasileira traz o poder e a força para enfrentar os medos.

Para o Xamanismo, a onça representa a medicina da proteção de espaço. É um animal que pode ao mesmo tempo nos assustar e evocar imenso respeito. É inteligente, ágil, esperta, ajuda energeticamente os xamãs nas curas. Para muitos xamãs, suas presas são utilizadas como poderosos amuletos.

A onça promove a interacção entre a mente e a alma, funciona como mensageira. É também a medicina da coragem, da liberação de instintos, da sensualidade e do poder. Simboliza a conquista do espaço, a cautela, o saber agir, a habilidade e a agilidade.
Pode ser evocada para marcar território (conquistar e proteger o espaço), eliminar medos, para facilidade de julgar à distância. Para insights, conhecimento interior, desenvolver clarividência, clariaudiência (ouvir mensagens de outras dimensões), saber escutar, sensitividade.

Entre as onças é comum surgirem animais com a pelagem escura. São popularmente chamados de onça preta ou pantera negra. A pantera negra é ligada à Lua, símbolo feminino de poder, sensualidade, sexualidade e sedução. Ajuda a compreender as sombras, a paixão e os mistérios. Elimina medos, controla os instintos e os impulsos.

A onça representa poderosas energias sexuais. Sua força ajuda a resolver traumas e bloqueios sexuais, traz força, proteção, disciplina e renascimento.

ORCA

Desde pequena que sempre tive um imenso Amor pela Orca e não a vejo como assassina. Insistimos em atribuir as características humanas aos Seres que nos envolvem e são energeticamente muito mais evoluídos que nós.
A Orca tem em si o Yin e o Yang. O equilíbrio entre feminino e masculino, entre Luz e Sombra e traz um claro convite ao serenar da dualidade, aceitando tudo o que É.

A energia que move a Orca é uma energia tão ancestral quanto o próprio Cosmos.
Criadoras da matéria, mestras e guias da energia do Cosmos, da própria Criação.
Complementam a energia dos golfinhos e das baleias.
São especialistas do Cosmos, das estrelas e da própria Deusa sendo uma das suas representações na Terra.
Ajudam no desenvolvimento da Alma. Guiam e sustentam e comunicam-te quanto estás preparada(o) para assumir a tua Missão.
Também trabalham a sombra e a Luz e nelas podes ver refletido o que mais temes, como um espelho de obsidiana, que te devolve o escuro que há em ti para que o encares, resgates, cures, integres, ames.

Trazem uma mensagem vital de consciencialização às mulheres para que se curem. Só assim o sagrado Feminino pode florescer para que o masculino possa proteger e guiar, e em comunhão se alcançar a unidade.
A orca como animal de poder representa a força e a natureza cíclica das coisas e ensina-nos a desenvolver estratégias de equipa, a sermos capazes de expressar com determinação a nossa própria voz, a ser capaz de mudar de rumo, estabelecer novas diretrizes ou implementar medidas urgentes com força e velocidade de reação.

A sabedoria dos ancestrais sobre a Orca … (alguns exemplos)

A lenda das tribos da Costa Oeste conta a origem das orcas um dos animais sagrados. O “peixe preto” como lhes chamavam.
"Um dia um peixe preto como a noite apaixonou-se por uma águia pesqueira, seu amor era tão puro e apaixonado que a cada dia saltava para fora da água para estar mais perto dela.
Esta, por sua vez voava baixo para se aproximar do peixe preto ... O amor que os unia deu frutos com o nascimento da primeira Orca, a escuridão do peixe preto e a brancura da águia ".
Os seres humanos não são superiores aos animais nem tão pouco são independentes destes uma vez que os seus antepassados espirituais foram em tempos espíritos animais. Os Tlingit y Haida, por exemplo, consideram o Povo Orca como uma raça superior de seres. As mulheres Haillevan consagram os seus filhos às Orcas colocando os seus pés na água enquanto oram à Poderosa Orca, ou Sga´na -que significa também «Xamã» e «poder»- para que lhes conceda força, boa saúde e riqueza.
Os Kwaiutl rezavam-lhes para que lhes dessem comida. Muitos dos povos ancestrais marinheiros acreditam que as almas dos seus parentes afogados se converteram em orcas e vivem com os seres poderosos nos reinos intraterrenos, pelo que nunca caçam orcas para comer.
Para os Nuu-chah-nulth existe uma estreita conexão entre o lobo e a orca. Esta remonta ao tempo em que a orca padeceu junto à praia e o seu espírito se transformou em lobo, daí terem as mesmas manchas brancas e pretas.

Sentidos adicionais da presença da Orca:

Família, Expressão vocal, Visão Espiritual, Orientação, Controlando a precipitação na Terra, Romance, Ame, Vendo o invisível, Longevidade, Libertar a alma do corpo físico, Harmonia,
Ensinando a capacidade de selar as fissuras da alma e as drenagens de energia, Equilibrar, Viagem, Sensibilidade, Criatividade, Ajudar os seres humanos a encontrar a canção de sua alma, Memória da alma, Comunidade, Possuir a capacidade de converter matérias-primas em estrelas, planetas, etc. , Proteção, Sonhos, Liberdade pessoal, Graça, Alquimia, Emoção, Força, Verdade, Usando a energia vibracional da canção para curar, Intuição, Perceção, Criador do Cosmos, Fortalecimento, Descoberta Pessoal, Mistério do Eu.

“Olha dentro de ti mesma(o) e certifica-te de que estás a usar a tua criatividade na sua expressão mais plena. Encontra inspiração na música, poesia e canção e cria desde dentro.”
A Orca

PANTERA NEGRA

É um Guia Espiritual muito antigo, cujo poder lunar foi utilizado em ritos egípcios através da sua cauda, presa ao redor do pescoço ou da cintura, com vista a fortalecer e proteger o indivíduo.

O nome Pantera é associado às outras espécies de felinos como o Leopardo, a Onça e, às vezes, ao Puma. As Panteras Negras são menores que estes, porém são muito mais ferozes que Leões e Tigres.

Nadador brilhante, a Pantera Negra é ágil a escalar e tem a capacidade de correr em grande velocidade mas a curtas distâncias, o que faz com que os seus ensinamentos sejam aplicados rapidamente em ações decisivas pelos seus eleitos.

As Panteras Negras são solitárias. Simbolicamente, os indivíduos que possuem esta energia primordial costumam sentir-se confortáveis consigo mesmos e são atraídos por outras pessoas que possuam essa mesma característica.

O poder que a Pantera Negra desenvolve nos indivíduos que o têm como totem são a clariaudiência, ou seja, a capacidade de ouvir mensagens de outras formas e dimensões de vida.

A lição dada aqueles que possuem esse Guia Espiritual é a de que devem confiar em seus próprios pensamentos, visões, voz interior e intuição baseadas na transcendência da matéria.

Este é um animal de poder dotado da alta magia que se manifesta no caminho das pessoas, por meio e através de indivíduos reais, seja algum mestre, mentor ou professor experiente.

Por deter os segredos da vida, representados pelo poder oculto da noite, a Pantera Negra é um dos raros animais de poder que têm permissão de entrar nos mundos superiores e submundos inferiores invisíveis, associados às energias lunares.

Isto porque, é dentro da escuridão da noite que reside toda a verdade oculta da criação, sendo que o poder dessa energia primeira é transferido apenas àqueles que nos podem mostrar o caminho, reconhecer e dar boas-vindas à luz do Dia e à sombra da Noite que estão dentro nós mesmos, integrando-as.

Portanto, aqueles que têm este Animal de Poder têm a responsabilidade e o compromisso de zelar e respeitar os conhecimentos sagrados de origem cósmica.

Devem ter muito cuidado ao utilizá-lo, como também partilhá-lo com outras pessoas, sabendo que quando o discípulo estiver pronto o mestre aparecerá.
Se o discípulo não estiver preparado, qualquer conhecimento ofertado poderá provocar consequências desagradáveis para ambos os envolvidos.

Panteras Negras....
possuem uma sensibilidade aguda e os pêlos que recobrem seus corpos ágeis, principalmente os da face, facilitam a captação de vibrações sutis.
Isto significa que o toque de quem a possui como totem pode ser outra forma significativa para despertar e explorar seus dons ocultos.

Simbolicamente, para aqueles com este Animal de Poder, isso indica a necessidade de se prestar atenção aos próprios sentimentos e honrar todas as mensagens recebidas.

Elegantes e sensuais, as Panteras Negras são associadas à sensualidade, cujo arquétipo sugere a resolução de questões sexuais antigas ou faz com que a pessoa abrace uma sexualidade plena.

Os seus mais de 400 músculos podem ser utilizados voluntariamente e à vontade quando necessário, pois ela é capaz de se mover graciosamente dentro e fora das situações, bem como pode, também, permanecer imóvel para não ser notada.

Isso traduz a nossa capacidade de executar tarefas que dispensem o uso de todas as partes do nosso corpo.

A maior lição da Pantera Negra está no poder do silêncio, demonstrado na caça ou na perseguição de suas presas, em saber quando devemos nos fazer vistos e quando devemos nos tornar invisíveis.

Por ser a guardiã dos segredos da energia primordial, os seus dons encontram-se na viagem astral, na compreensão da morte e da transformação, na capacidade de reconhecer a agressividade da sombra que reside em cada parte da criação e em cada um de nós.

Não é difícil reconhecer quando estamos na presença de alguém que possua este totem, porque uma de suas características marcantes é o "olhar penetrante," quase invasivo, o que nos dá impressão que o indivíduo pode ver, através do nosso corpo físico, a nossa alma.

Isto é um fato, pois nada pode ser ocultado a este animal de poder.
Por esta razão, aqueles que possuem a medicina da Pantera Negra podem usar os seus olhos como um instrumento de cura ao nível celular.

Trata-se de um Guia Espiritual muito poderoso para se ter ao lado. Isso pode parecer sedutor porém, a Pantera Negra é extremamente exigente com aqueles a quem sua forte energia guardiã elege, acolhe e protege.

“Amiga invisível e silenciosa, teu poder selvagem faz meus olhos brilharem na tua presença.
Na noite que esconde segredos, conceda-me a graça de ver além das aparências e alcançar a alma do universo, com o teu poder de Pantera Negra"

PATO

O Pato é um animal muito especial porque se movimenta em 3 elementos, Terra, Ar e Água, convidando ao equilíbrio entre a Terra, o Céu e as emoções, entre corpo físico, corpo espiritual e corpo emocional.
Quando no elemento Terra a sua movimentação é lenta, convidando à atenção, à presença, mas nos outros elementos move-se com incrível facilidade o que denota liberdade espiritual e incrível à vontade no reino conturbado das emoções e sentimentos levando clareza de Ser à confusão, auxiliando a libertar emoções densas e crenças limitadoras enraizadas com corpo emocional, logo, enraizadas na resposta imediata que dás aos desafios, às situações.

Quando o pato surge é um claro convite a prestar atenção ao que te rodeia e a permitires-te mudar com ligeireza, observando as oportunidades pelos olhos da Alma e permitindo-te agires sem mais delongas.
A mudança é agora.

O Pato também representa a energia maternal, a sociabilidade, a compaixão e a empatia, pois com a sua Medicina consegues sentir o Outro auxiliando-o a encontrar o seu caminho.
Muitas vezes, ele assiste os Psicólogos e Terapeutas pois estes também assistem o Outro no lidar com as suas emoções.

Assim sendo, a medicina do Pato inclui, em jeito de resumo: clareza; conforto; força emocional; energia; família; graça; vida no momento; misticismo; oportunidades; proteção; reconexão; auto expressão.

Se o Pato que te aparecer é doméstico percebe o que tens a mudar para não seres "alimento" fácil para o Outro por muito que o possas nutrir emocionalmente, se é Selvagem tens a mensagem da Liberdade Espiritual e lembra-te, qualquer um deles te recorda que podes navegar nos vários elementos com presença, consciência e profundo instinto maternal e de grupo.

PAVÃO

O Pavão simboliza bondade, generosidade e magia. Ele possui um antigo conhecimento de magia e é capaz de trabalhar a energia para criar tudo o que quer.
De acordo com a sabedoria tibetana, o Pavão é a única ave que come as bagas venenosas. Com isso protege a vida das outras espécies e ao ingerir o veneno transmuta-o em beleza, à qual não é apegado.
Na Índia, no Tibete e na tradição xamânica as suas penas são utilizadas para afastar espíritos malignos, para cortar e limpar energias nefastas pelo que um abanador feito com estas penas é algo muito poderoso.
No Xamanismo Ancestral existe o Clã do Pavão (meu clã e Lua de nascimento), que rege o elemento Fogo.
Este animal também é portador do sentido da bondade, da generosidade e da capacidade de abraçar a vida, pelo que o podemos invocar com estas intenções.

Passáro grande e gracioso, o Pavão vive num corpo no plano terrestre a que recorre para manifestar prazeres hedonísticos. A sua forma é bela, mas ele não esta apegado a ela: estar num corpo é como usar uma máscara. Quem domina a arte de pôr e tirar as máscaras quando bem entende vive no corpo com uma liberdade que lhe permite brincar.

O Pavão tem muito a nos ensinar sobre humor, o tipo de humor que nos impede de abusar do poder. Possui o dom de apanhar as coisas no ar. E como todos os dons, deve ser tratado com gratidão e alegria. Pois há uma grande generosidade nesse modo de ser.
Há ainda a referir que em cada pena se encontra o Olho de Deus

PEGA

Esta ave pertence à família dos corvídeos com que partilha muitas das mensagens, pelo que também podes ler sobre o corvo.

É uma ave extremante inteligente, com comportamentos sociais bastante complexos one se destaca a expressão de luto. Por outro lado é uma ave extremamente alegre, brincalhona e até gozona que é atraída pelo que brilha e tem erradamente o rótulo de "ladra" apesar de não dizer que não a uma refeição fácil.
Mede entre 46 a 50cm, tem plumagem preta, com peito branco e laivos de azul escuro.

A sua medicina e conexão é a inteligência, perspicácia, adaptabilidade, fidelidade, equilíbrio entre sagrado feminino e masculino, resgate de memória karmica, cura da ancestralidade tanto na linhagem feminina quanto masculina e o apelo a encarar as coisas como são, não se procurando iludir, pois nem tudo o que luz é ouro.
Tem ainda o convite a viver com ligeireza, fluindo e aprendendo a atuar de acordo com as energias, sem que o mental interfira se é "certo" ou "errado"...
Relativamente às cores ... tem a energia da Arcanjo Sandalfon e do Arcanjo Miguel, ou seja a proteção que convida ao reconhecimento do Propósito Divino do Ser na Terra, ativando o Chakra Estrela da Terra e simplesmente sendo, aqui e agora!
A sua medicina também te auxilia a levar alegria onde quer que estejas, em todas as áreas da vida, sendo autêntica(o) e sem medo de magoar, interferir ou ser magoada(o) ou incompreendida(o) por ninguém.
A cada um o seu caminho, a ti a tua autenticidade num equilíbrio diário com o que a energia te pede, mesmo que os outros possam não compreender ou tu não os consigas compreender.
Tal nem é necessário.
A compreensão é mente, a aceitação é Alma!

POUPA

A poupa é uma ave de médio porte, com 25–27 cm de comprimento, cerca de 50 cm de envergadura e cauda relativamente longa.
A plumagem é acastanhada, com tons laranja dourados, sendo as asas pretas e brancas e a cauda preta.
A poupa pontiaguda que lhe dá o nome é bem visível quando erecta.
O bico é longo e recurvado e as patas são acinzentadas e curtas.
O seu canto é um característico hoop-hoop-hoop que pode ser repetido ao longo de vários minutos.

É uma ave muito singular porque quando nidifica impesta o ninho com um cheiro fétido a carne morta que produz com as suas glândulas. Tal só acontece nesta altura e tem como propósito a proteção dos predadores.
Os bebés no ninho, se ameaçados, defendem-se projetando as suas fezes no agressor, o que também demove qualquer ataque.
É também uma bela ave cuja plumagem brilha com os tons do Sol, e as Bênçãos do Arcanjo Metatron, e com os tons do chakra Estrela da Terra, com as Bênçãos de Gaia e da Arcanjo Sandalphon.

A medicina/mensagem desta ave é um singular convite a viver as energias aacensionais com consciência das punções mais íntimas e escondidas, das vontades ocultas, da sombra temida, da sexualidade.
Aquilo que em ti consideras que "cheira mal" é o que te edifica enquanto Ser Humano e o que te aponta as Bênçãos.
O que rejeitas está do outro lado da tua maior realização.
Aceita caminhar em integridade e vive a beleza e o encanto do teu eu único expressando-te sem medo ou máscaras.
A poupa é a tua coroa, a tua realeza, as patas curtas o convite a estar próxima(o) da Terra.
Assumir é a palavra de ordem.
É a raiz e o voo.

PUMA

Em resultado de um processo meditativo e com o apoio de Almas Irmãs no caminho, fui levada a sentir a energia do Puma dourado como sendo o Animal de Poder que me está a assistir neste momento.
Costumo ser eu a receber informação sobre os animais, só que quando partilharam o que aqui transcrevo comigo, senti que nada teria a Acrescentar.
Por isso, em Honra ao serviço prestado e em sentir de Gratidão, aqui fica a mensagem...

"Puma -
A medicina do puma envolve lições sobre o uso da força na liderança. É a habilidade de liderar sem insistir que os outros o sigam.
A responsabilidade não é nada mais que a habilidade para responder a qualquer situação.
O pânico não faz parte desta medicina. Força, iniciativa, mistério, silêncio, sobrevivência, velocidade, graça, liderança, coragem, equilibrando intenção e força, desenvolvendo a auto-confiança, comando e poder pessoal.

Poder, rapidez, equilíbrio, planeamento, paciência e astúcia. Respeite as fronteiras dos outros. Não desperdice energia. Pense antes de agir. Fique ligado(a). Focalize nos objetivos. Atreva-se a ser diferente. Compartilhe com os outros mas não permita que eles sejam muito dependentes de si.
Pratique o andar do puma. Aprenda a relaxar completamente e espreguiçar sempre que possível. Estude sempre o seu ambiente, use todos os seus sentidos e confie neles.
Seja firme mas flexível.
O puma, animal caçador de hábitos noturnos, é, no xamanismo andino, a contraparte do condor.
Simboliza a essência feminina e comumente é visto representado com um meio disco preso ao pescoço, sugestivo do elemento lunar.
Podemos dizer que o condor e o puma compõem o “tao” andino, já que são respectivamente exemplos das energias opostas primordiais, das quais tudo se deriva: k’onhi (yang, ou o quente) e tchiri (yin, ou o frio).

Pertencer ao totem de poder do Puma pode ser um problema para você, pois isto o coloca numa posição na qual você se vê obrigado a assumir os problemas alheios. Você pode se tomar à desculpa perfeita para a insegurança dos outros, sendo obrigado a resolver os problemas que eles não são capazes de resolver e, ainda assim, sendo criticado quando as coisas não andam bem.
A energia do Puma ensina a usar bem a sua capacidade de liderança, sobretudo no que concerne à habilidade de liderar sem obrigar os outros a que aceitem sua liderança. Isto só é possível quando a pessoa compreende que todos os seres humanos são líderes em potencial.
A energia do Puma também lida com os abusos do poder e a incapacidade de liderar com correção e justiça.
Ela nos ensina a respeitar a capacidade de liderança que existe em cada indivíduo.
Ao observar os movimentos graciosos do Puma, você aprendera a equilibrar suas metas, seus poderes, sua força e sua elegância.
Isto corresponde, na dimensão humana, ao perfeito equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.
Este felino gigante jamais desperdiça nada. Ele mata somente aquilo de que necessita para a sua sobrevivência. É a fêmea quem caça para alimentar a família, com uma boa vontade toda maternal.
Ao assumir o lugar de poder reservado ao Puma, você deverá se esforçar constantemente para manter a paz. No entanto, você só conseguirá contentar a todos se mentir de vez em quando para si mesmo ou para os outros. Assim é a natureza humana.
Portanto, o papel do líder não é o de contentar a todos, mas o de trazer a verdade à luz.

Conheça a verdade, viva a verdade, seja a verdade, e todos desejarão segui-lo e ser como você.

A hesitação e o pânico não têm espaço na magia sagrada do Puma.
Como são intimamente relacionados, o significado simbólico do puma também é semelhante ao significado simbólico de outros felinos, por isso fazem parte de sua medicina a coragem e o poder.
As pessoas com o puma como seu totem animal são pessoas que normalmente vêm a este mundo com um conhecimento espiritual, possuindo uma compreensão mais profunda a respeito destas, sendo psíquicos, intuitivos, e susceptíveis a inclinações artísticas.
Além disso, o puma é uma energia muito protetora. Se você tem essa criatura como seu totem animal , você é abençoado por ter um guarda feroz e agressivo com você. Quando chamado você vai se surpreender com a desenvoltura e assistência que o puma pode oferecer.
Pessoas deste totem devem buscar a paciência e observação do puma antes de agir, a fim de evitar consequências rápidas e desagradáveis.

* medicina do poder pessoal
* auto- confiança
* mediunidade
* iniciativa
* liderança
* mistério
* coragem
* astucia
* planejamento
* poderes psíquicos"

https://www.facebook.com/.../puma-a.../711502632237032/

RAPOSA

A raposa é vista como animal/totem de poder em todo o mundo.
Os chineses acreditavam que as raposas podiam assumir a forma humana.
No Egito, ela trouxe o favor dos deuses. Havia um deus raposa no Peru. No mito persa, ajudam os mortos a chegar à próxima vida.
Os Cherokees, Hopi e várias outras tribos índias nativas americanas acreditavam em seu poder de cura.
Os Apaches acreditam que o fogo foi um presente que deu ao homem.
É um dos animais mais habilidosos e engenhosos da natureza.

Sendo uma criatura noturna, a raposa é muitas vezes imbuída de poderes sobrenaturais. São geralmente vistas ao amanhecer e ao entardecer.
No Crepúsculo começa seu dia, e o amanhecer é o seu fim.
Este é o tempo, quando o mundo da magia e nossas realidades cotidianas se cruzam. Estes animais vivem nas bordas das florestas e terras abertas, as áreas de fronteira. Como é um animal entre os tempos e os lugares, pode ser um guia para o reino das fadas.

As raposas têm um passado longo de magia e astúcia associado a si. Elas podem se mover dentro e fora da circunstância, o que restaura a ordem ou causa a confusão, dependendo da ocasião.
Existem vários tipos de raposas, mas todas elas compartilham a extrema astúcia inerente à espécie com a qual pavimentaram o caminho para a expressão “astuto como uma raposa”.
Ela nos encoraja a desenvolver a arte da camuflagem, da invisibilidade e mudança de forma. São ágeis, habilidosas e imprevisíveis.
Seu poder reside não em ser capaz de ultrapassar os cães de caça, mas em saber com antecedência quando eles vão caçar. Usam sua habilidade de camuflagem.

Quando aprendemos a nos distanciar dos nossos ambientes e a usar todos os nossos sentidos para ser observadores, então seremos capazes de antecipar e criar o futuro.
Uma raposa sendo seguida por cães vai correr no topo das paredes, cruzar fluxos diagonalmente, dobrar para trás em sua trilha, correr em círculos – em suma, fazer qualquer coisa para quebrar o rastro de seu perfume.

A Raposa tem a incrível habilidade de superar predadores e presas e nos mostra como escapar de situações desagradáveis de forma silenciosa e despercebida.
Aqueles com este espírito guia são frequentemente inteligentes e espirituosos, mas devem se lembrar de manter sua atitude astuta e inteligente equilibrada ou isso pode sair pela culatra.

A Raposa também pode mostrar que suas ações podem ser muito óbvias e a necessidade de aprender a ser mais discreto.
É uma professora sábia, potente, para aqueles que escolhem viver vidas conscientes e deliberadas.
Devido à sua capacidade de se misturar no seu ambiente, são geralmente vistas como seres astutos. Contudo, chamar alguém de raposa não é necessariamente um elogio, também pode significar que essa pessoa é mentirosa.

Curiosamente, a palavra “astúcia”, origina-se da palavra inglesa antiga, “kenning”, que significa “conhecer”, especialmente quando aplicada a ver algo que não é visível imediatamente. Isso pode estar relacionado com a vista soberba da raposa e sua capacidade de antecipar.

Este espírito guia pode-nos mostrar as habilidades necessárias quando se trata de lidar com as pessoas. A capacidade de camuflagem pode ser deduzida como sendo capaz de dar um passo para trás e ver uma situação interpessoal com desapego. Isso inclui ouvir os sentidos menos óbvios, como a intuição.
Muitas vezes, a base subjacente a uma situação pode parecer óbvia, mas em vez de fazer um julgamento rápido, ouça atentamente os sentidos externos e internos. Dessa forma, pode ter uma imagem completamente diferente do que está acontecendo. Quando a situação externa e os sentidos internos não combinam, é sábio para lidar com isso como uma Raposa: confiando na intuição/instinto e na voz interior.
Assim como quem é de lobo, os povos da raposa são muito dedicados aos seus jovens. Muitas de suas técnicas de caça são codificadas para adquirir alimento para os membros indefesos e enfermos. Este é um elemento importante do poder das raposas. Da mesma forma, nossa própria consciência e flexibilidade podem ser usadas para fins maiores, não apenas para servir a nós mesmos.
A sabedoria da raposa Inclui:
Inteligência, habilidades de observação, astúcia, invisibilidade, camuflagem, coragem, capacidade de observar o invisível, persistência, gentileza, rapidez, sabedoria, confiança, magia, mudança de forma.

Este guia pode nos ensinar a equilibrar nossas auras para que possamos viver mais em harmonia com o mundo e com os outros.

Se a raposa é o seu animal de poder, aprender a ser invisível é muito importante em sua vida. Imagine-se se misturando ao seu ambiente, tornando-se parte de tudo.
Seja extremamente quieto. Com prática e paciência você será capaz de passar despercebido, mesmo numa festa ou no meio da multidão. Preste atenção à maneira como se move e siga sua liderança. Este é um guia poderoso para ter e aqueles que o têm devem aprender a usar suas habilidades para o benefício de todos, incluindo-se nele.

Fonte: vivernatural.com.br

Contrariamente ao que me é habitual senti que tinha de procurar. Só abri este texto e como senti que nada teria a acrescentar, honro a informação e a conexão, partilhando.
Grata! Grata! Grata!

Hoje, dia de Lua Cheia com Eclipse, 5 de Junho de 2020, vim ler e sinto acrescentar...

A Raposa também é a Trapaceira Sagrada, como o coiote, e muitos vezes traz desafios e a tentação dos desvios para que nos alinhemos com a Alma, aprendamos a discernir através dos véus da Ilusão, exercendo o Ser.
Acolher os desafios como testes, como a oportunidade de Conexão, alinhamento persistir.
Cultivar em Si a resiliência, a paciência, a persistência e a Fé alinhando o instinto à intuição e a todos os sentidos extra sensoriais.
Convida ao prescindir da formatação da mente, abrindo o ser à percepção da Alma.

RINOCERONTE

O Rinoceronte existe em várias partes do mundo - África, Ásia, Índia, Indonésia, Java, Sumatra - e está em riscos de extinção devido aos seus cornos que se acredita terem poderes medicinais, sendo que a verdade é que o seu poder só está ativo quando estes estão conectados ao animal, uma vez que o corno que pode ter até 1,5m é uma expansão da energia universal e só em meditação se acede a esse manancial de sabedoria e amor.
Pode ter um ou dois cornos consoante a espécie e é o único mamífero terrestre a mantê-los na fronte.
Os cornos têm o mesmo poder do chifre do unicórnio: visão, cura, transmutação, regeneração, longevidade e bençãos que o seu toque ou a meditação com propiciam.
O rinoceronte é o segundo maior mamífero terrestre, o primeiro é o elefante, é um animal possante e apesar do seu tamanho e peso pode ser muito veloz por curtos períodos de tempo, desbravando caminho à sua passagem.
É um animal extremamente dócil que só ataca em defesa.
Tendencialmente solitário, só o rinoceronte branco é que vive em comunidades de até 8 individuos, o símbolo do infinito.

Uma vez que o rinoceronte detém os códigos da Sabedoria ancestral, com a forte conexão com a Terra e a energia da Deusa - Donzela, Mãe e Sábia - devido aos seus três dedos, e com a energia da Fonte, através do seu corno.
Quando o rinoceronte te aparece em sonhos, ou é o teu animal de poder, convida-te a confiares na tua sabedoria interior, a viajares ao encontro da tua ancestralidade, curando as tuas vidas passadas e regatando os dons e a sabedoria cósmica e terrena, resgatando a tua verdade, sendo o Mestre que És e nasceste para Ser.

O rinoceronte convida-te ainda a confiares em todos os teus sentidos para além da visão física pois esta é muitas vezes enganadora uma vez que está condicionada pelas tuas crenças e pensamentos limitadores que restringem a tua percepção da verdade, da realidade.
A sua visão é verdadeiramente mágica pois é a da Alma, assim seja a tua.

Quando o rinoceronte entra na tua vida é tempo de foco, avançar, agir com determinação e conexão. Este é um animal que sempre que desbrava caminho, ativa a cura e que é herbívoro pelo que a sua pegada ecológica é minima, sendo que te convida a fazeres o mesmo, a teres atitudes respeitadoras para com Gaia e os outros seres.
Outra das grandes lições que este animal te traz é "que as coisas não são que parecem" e convida-te à introspeção contemplativa, a serenares antes de analisares, julgares, decidires, falares, agires.
A sua profunda conexão à Terra traz a medicina da estabilidade, da confiança e da segurança.

Mesmo que não o tenhas como animal de poder, podes sempre invocá-lo para o resgate e alinhamento com a sabedoria, a liberdade, a estabilidade, a longevidade, a saúde, a consciência, a confiança em si mesmo e a percepção sensorial, para te auxiliar a veres a verdade pelos olhos da Alma.

SALAMANDRA

A salamandra é um símbolo mágico que abunda em toda Europa. É um totem alquímico importante, um espírito do fogo. As salamandras, a nível físico habitam em todos os continentes excepto na África, Austrália e no Polo Sul.

A salamandra era venerada como símbolo de pureza, da permanência e do fogo. Diz-se que é meio Dragão meio serpente, embora pareça uma lagartixa.
A salamandra tem na pele umas marcas em forma de estrela por onde segrega um líquido leitoso cujos efeitos tóxicos são os mais potentes dos quais há conhecimento.

A salamandra tem uma resistência ao calor extraordinária. De facto, a nível alquímico, só prolifera entre o calor e as chamas. Não obstante, também pode apagar as chamas à vontade, propagando uma intensa onda de frio que extingue os fogos mais persistentes, daí elas serem conhecidas como as “Fadas do Fogo” pois não só o apagam como recuperam vida e força.

No ocultismo e na magia as salamandras representam os espíritos elementais do Fogo. Estas são os espíritos mais indiferentes para com o Ser Humano que, no entanto, sempre procurou a amizade do fogo e o venerou. São muito poucas as pessoas que têm afinidade e amizade sincera com estes elementais. Quando a amizade acontece é tão alegre e bela quanto o fogo.
Elas têm estado presentes desde sempre na criação do Universo e têm uma relação directa com as Almas, pois as suas vibrações propagam-se tão velozes quanto a luz.

As salamandras trazem clareza de pensamentos, são impulsionadoras de renovação e mudanças e ajudam muito na elevação espiritual.
Simbolizam a justiça e a paz interior e representam a renovação e a superação de desafios e obstáculos pessoais.

A salamandra simboliza paz, proteção e confiança em Deus, mesmo em momentos de provações, a paixão pela natureza e a habilidade de passar por situações difíceis de modo quase incólume. A salamandra também simboliza protecção.

A Salamandra é Transformação.
Este animal ajuda-nos a conectar com os mistérios da terra e a sentirmo-nos firmes no momento presente. Na natureza existe a oportunidade de fluir no tempo e no espaço, que é o território da magia. Ultrapassar fronteiras enquanto estamos parados como uma pedra, deixando que o tempo místico nos transporte enquanto deixa as suas impressões na nossa vida.
A vastidão atemporal da natureza, o velho e o novo, manifestam-se com a jornada da contemplação, enquanto nós descansamos na imobilidade. Para a salamandra, o mundo onírico é a libertação das correntes de um ego detido.

SERPENTE

A serpente tem imensas simbologias.
Se por um lado é encarada com algo negativo, que causa arrepios e medo a muitos, por outro lado, é um símbolo de cura, resgate, renascimento.

Em inúmeras tradições ancestrais a serpente simboliza o processo de morte, vulnerabilidade e renascimento, uma vez que passa pela muda de pele.
É também associada ao despertar da kundalini, a energia vital que se encontra no centro da nossa coluna e representa o despertar dos chakras e consequente iluminação ou tomada de consciência Cósmica.
O libertar da pele simboliza o prescindir das ilusões do passado, o aceitar a mudança, o acolher o novo, o aceitar a transmutação que as diferentes fases da vida nos trazem consciencializando a mudança como uma bênção necessária.

A serpente traz consigo a energia vital, a sabedoria do sangue, daí ser também associada à sensualidade e ao Sagrado Feminino. O processo de resgate da sabedoria ancestral passa pela sabedoria da serpente, passa por resgatar a sombra para que esta possa sustentar a tua Luz. Nada é feito sem consciência, resgate, integração de todas as partes sem julgamento. Tudo é, tudo faz parte.
Para resgatares a verdade do Santo Graal em ti, contida no útero (nas mulheres) e no cóccix (nos homens) tens de fazer as pazes com o teu sangue, com a vida que em ti flui, com os teus ancestrais e linhagem, com os teus dons, com o teu Templo/corpo, com a feminilidade, com a sensibilidade.

Em tratamento xamânico podes invocar a medicina da serpente para a cura de todo o tipo de doenças, tal como a podes invocar para devorar pensamentos obsessivos ou hábitos que te são nefastos e reconheces ser o momento de prescindir. Em processo de cura, podes mesmo invocar e pedir à serpente que morda o local/órgão a ser tratado pois ela é imune às nossas doenças e o seu veneno tem em si o antídoto necessário. Lembra-te que grande parte dos antibióticos são feitos tendo por base o seu veneno. Como em tudo, o que te pode matar também te pode salvar, assim saibas quando e como honrar e recorrer.

Em sonhos, a serpente anuncia um tempo de transição, durante o qual irás atravessar um ciclo de nascimento, morte e renascimento. Desfruta da libertação do velho enquanto avanças para o teu verdadeiro poder.

A sabedoria da Serpente pode conduzir-te a fazeres-te inúmeras questões:
- Que projecto ou relacionamento necessito começar?,
- O que é que eu preciso de lançar, libertar ou descobrir por forma a encontrar novas oportunidades?,
- O que é que eu preciso de trazer de volta à minha vida?

A serpente representa renascimento sob todas as formas. Simboliza ensinamentos escondidos ou informação, bem como a integração do físico e da espiritualidade.
A dupla serpente, ou caduceu, é a emissária da transcendência - o equilíbrio entre as energias físicas e espirituais.

Abre a tua percepção à dança espiral das forças cósmicas. Estuda os conhecimentos ocultos que têm estado a chamar por ti.
Estuda e trabalha com a Magia Divina, com a Árvore da Vida, com a serpente Cósmica que guarda e nutre o Ovo da Vida e não temas o teu Poder Pessoal pois este é uma dádiva de Cura e Renascimento … esta é a mais pura mensagem da serpente.

TARTARUGA

A Tartaruga é um animal Maravilhoso que convida a vibrar o momento quando este ocorre, a ser no Agora e a discernir quando é necessário abrandar, sentir, ponderar, enraizar e simplesmente estar, promovendo a c’Alma em si mesmo.

A tartaruga move-se lentamente em Terra acariciando a mesma com cada passada suave e move-se velozmente na água trazendo a capacidade de navegar nas emoções com agilidade, reconhecendo os caminhos a tomar, o que é para prescindir, o que é para observar e o que é para nutrir.

Na sua carapaça, a tartaruga tem, regra geral, um circulo exterior de 20 placas e interior a este tem desenhadas 13 placas.
O que isto significa?
A tartaruga tem em si a Sabedoria Cósmica. Os 20 selos ou placas exteriores são as 20 expressões do Divino a manifestarem-se no Humano e as 13 interiores são as variantes que cada uma destas expressões se pode manifestar, o que resulta em 260 caminhos de Ser.
Na sua carapaça toda uma cosmogonia, todo um conhecimento e Sabedoria Ancestral.
Como aceder?
Abrandando, sentindo, interiorizando, levando ao coração e exercendo a raiz passo a passo.

A tartaruga pela sua longevidade também convida a aceitar os movimentos da Vida como naturais, a alinhar com o fluxo, sendo persistente e resiliente, ao mesmo tempo que a sabedoria do Tempo sempre mostra que o caminho é feito de Amor e Paz, algo que a tartaruga sabe em si pois ela convida ao profundo alinhamento e respeito por todos os seres e elementos mostrando que o Ser se pode sentir em casa onde quer que estiver.

O sentir-se acolhido, pertença de e protegido é uma capacidade e qualidade inerente a qualquer um, basta interiorizar, sentir e ser.

O fato de ter carapaça além de simbolizar proteção também te mostra que mesmo que te permitas sair da casca estás protegida(o), por isso, o que te impede de SERes como sentes e ÉS?
Acolhe-te, vibra-te em Amor Incondicional e vibra todos os Seres e todos os elementos por igual, em respeito, em harmonia e vibrando Paz!

TIGRE

O Aqui e agora.
O tigre é um caçador nato, no entanto solitário e silencioso e simboliza a remoção de todas as distrações da mente e o foco no momento presente. Representa beleza, vaidade, astúcia, inteligência e coragem.
Assim o tigre é capaz de reunir todas as suas habilidades para obter sucesso. São independentes e confiantes. Com grande força muscular, ele estuda as suas presas, aguarda o melhor momento e de uma aproximação lenta e camuflada é capaz de disparar e correr grandes distâncias em perseguição de uma presa, atingindo velocidades de oitenta km por hora, pelo que também é perseverante.

Ensina-nos foco, paciência e surpresa.
Possuem excelentes qualidades curativas e podem ver seis vezes mais do que os humanos no escuro. Possui ainda uma audição fora do comum e um olfato aguçadíssimo o que demonstra como os seus sentidos são apurados, trazendo consigo a medicina da atenção verdadeira recorrendo a todos os sentidos e seguindo-os.

No Xamanismo Ancestral o Tigre possui um simbolismo muito importante, uma vez que serve de acento para Shiva Shankara, o Pai-Céu, o que significa que Shiva dominou as forças da natureza!

Por ser um símbolo de força também é o animal companheiro da Arcanjo Ariel, a Arcanjo do Espírito da Natureza, uma vez que esta, quando invocada, tem como missão auxiliar-nos no encontrar e na manutenção da estabilidade nas nossas vidas, promovendo em nós a determinação para superar tempos difíceis e os medos baseados na carência.
Quando o tigre aparece está a pedir conexão à natureza e a prepará-la(o) para desafios, aventuras e mudanças. O poder, a paixão e vitalidade do tigre activarão os mesmos componentes em si.

Aparece ainda para lhe restituir o sentido de independência e confiança.

UNICÓRNIO

O Unicórnio é um animal mitológico que outrora habitou a Terra nos tempos Ancestrais anteriores a, e em simultâneo, com as Eras Lemuriana e Atlante.
Tal aconteceu porque estas civilizações vibravam em energia penta e heptadimensional e os Unicórnios conseguiam ajustar a sua frequência à presença nesse plano de Consciência, uma vez que a sua Vibração é muito superior.

Foi com a queda da Atlântida que os Unicórnios se retiraram fisicamente da energia do planeta por esta ter ficado demasiado densa para a sua vibração nonadimensional, no entanto, vibracionalmente nunca nos deixaram e assistem os puros de coração, aqueles que sinceramente e em integridade visam o Bem Maior de todos e do Todo e acedem aos mais elevados propósitos da Alma.

Eles são conhecidos como os mais puros dos puros pelo que só o simples facto de pensarmos neles e os invocarmos nos alinha com as energias crísticas mais subtis e elevadas.

Possuem qualidades de amor, paz, calma, magia, doçura, esperança, majestade, carinho, revelação Divina, clarividência, cura e mistério pelo que são eles que nos assistem no desenvolver destas qualidades quando estamos prontos.

Como seres hermafroditas que são também nos ensinam a fusão dos sagrados feminino e masculino em nós, que é algo com que nos estamos, novamente, a sintonizar.

Os seus chifres são espirais de luz que irradiam de sua testa, através dos quais eles oferecem alegria, cura e iluminação.
A luz de um unicórnio é tão poderosa que é assimilada gradualmente, em ondas, pois só à medida que a nosso alinhamento energético acontece a ela podemos aceder.

Os Unicórnios concedem os desejos da alma, aqueles que nos podem satisfazer profundamente e ajudar-nos a cumprir o nosso Propósito de Vida Divino e vontade da nossa Alma.
Sonhar e meditar com unicórnios significa que a nossa alma se está a ligar a esta maravilhosa energia e que grandes mudanças, para o nosso Maior Bem, de todos e do Todo, estão/irão ocorrer.

URSO

Divindade cultural mais antiga do mundo considerada como sendo um símbolo do inconsciente, ligado à Mãe Terra, e uma representação simbólica dos nossos instintos.

O Urso é um dos mais antigos seres totémicos de que se tem registo, oferecendo-nos alimento, força, proteção e sabedoria.
Muitas culturas indígenas possuem mitos e costumes que demonstram grande respeito pelo Urso.
Antigas lendas xamânicas falam de um tempo em que as pessoas dividiam as cavernas com os seus parentes Ursos.

No Xamanismo Ancestral a Ursa é a guardiã do chakra do coração da Mãe Terra. Por isso mesmo o Urso assume o arquétipo do animal protector no Xamanismo.

O Urso como Animal de Poder leva-nos a sentir verdadeiramente, em cada célula do nosso corpo, a batida do coração da Mãe-Terra. A partir do momento em que esta é sentida pela primeira vez nunca mais esqueceremos este ritmo que nos liga a todas as coisas.
O corpo emocional, ligado ao chakra do plexo solar, é muitíssimo beneficiado pelo reconhecimento do seu elo com esta pulsação.

O urso é um dos animais com mais antigo simbolismo dentro do continente europeu. O homem primitivo admirava a capacidade do urso de “ressuscitar” após o inverno, além, é claro, da sua força e ferocidade.
Foi um dos primeiros animais a ser divinizado e possui os mais primitivos aspectos de culto entre os Indo-Europeus.
É um emblema nacional da Rússia e foi o símbolo da Pérsia.
Várias cidades à volta do mundo adoptaram o urso como símbolo, nomeadamente a capital suíça Berna, onde a raiz germânica “ber” significa "urso".
O urso é também o nome-símbolo de Berlim.
É um símbolo comum da heráldica.
A raiz do nome continuaria no lendário rei Arthur (art – uiros, “o homem urso”), o símbolo do guerreiro para os Celtas, sendo que a lenda arturiana incorpora este aspecto ao fazer do seu Rei o herói que vai descansar no Outro Mundo para um dia retornar, quando o seu povo precisar, assim como um urso parte para a hibernação e um dia retorna à vida quando a primavera chega.

Debaixo desta figura imponente oculta-se uma alma bondosa.
Indica que deves deixar manifestar as tuas qualidades, os pensamentos nobres que tentas esconder por detrás da tua aparente auto-suficiência. Se num sonho o urso aparece junto de uma pessoa à qual estás intimamente ligada(o), será uma referência às relações que manténs com ela.
Esta é a mensagem que o urso te transmite: é possível que não necessites que ninguém te rasgue o peito, mas, será melhor compartilhares os teus desejos, interesses e preocupações com as pessoas que tens em redor.

O urso é uma criatura de contrastes: possui uma força enorme e ainda assim adora frutas e mel.
Na Psicologia Junguiana o urso representa o perigo causado pelos conteúdos incontroláveis do inconsciente e por causa disto é frequentemente associado ao atributo do homem cruel e rude.
A energia do urso é a energia que te incita a procurares a tua verdade mais profunda, e com a descoberta desta verdade és agraciada(o) com o mel da vida - a doçura que vem com o reconhecer de quem realmente és.

No Xamanismo o Urso simboliza introspecção, solidão, intuição, cura física, consciência, morte e renascimento, viagem astral e o mundo dos sonhos.

O urso entra numa caverna e hiberna, digerindo as experiências que vivenciou.
Ele reconecta-se com a Mãe Terra, numa introspecção intensa, para depois ressurgir na primavera da alma, num renascimento, quando tudo está a brotar novamente. Neste período, nada do que está lá fora importa, apenas o renascer, o acto de pensar sobre as atitudes tomadas, acreditando que as respostas estão dentro de nós mesmos.
O urso pode ser evocado para poderes curativos. Representa o curador interior, a introspecção e a cura física.

O urso viaja nos caminhos espirituais do Guerreiro. Indica o caminho da cura física num sentido amplo que vai além do seu corpo físico uma vez que envolve também a prosperidade. É também o portal da introspecção, do subconsciente. É a quietude, o silêncio da alma que é necessário na vida. É a forma como te expressas!

Evoca o seu poder e a sua presença para introspecção, intuição, cura física, consciência, ensinamentos e renascimento.

O simbolismo da caverna do Urso representa voltar ao ventre da Mãe Terra. Isto sugere também um forte aspecto feminino, de nutrição e proteção.
Os filhotes do urso, nascidos no início da primavera, podem passar até sete anos com a mãe antes de atingirem a fase adulta.
Pessoas com a medicina do Urso são consideradas por muitos como autossuficientes e preferem ficar sós e fazer por si do que confiar nos outros. São muitas vezes consideradas sonhadoras.

O URSO BRANCO significa abertura e chegada de felicidade no corpo e na alma.
Tem visão profunda, enxerga a grandes distâncias no gelo.
O URSO PANDA ensina-nos a ficar mais atentos aos perigos, a não nos influenciarmos por aqueles que dizem ser nossos grandes amigos, pois sempre há uma intenção e o tempo mostrará isso. Ensina a cuidar bem dos segredos.
O URSO PARDO é o rastreador dos remédios e raízes da floresta. Ele ajuda o xamã a encontrar o remédio certo para a cura.

O urso armazena os ensinamentos dos sonhos até que o sonhador desperte para estes. É na Morada dos Sonhos que os nossos ancestrais se reúnem em conselho, para nos mostrar os caminhos alternativos que levam aos nossos objectivos.
Se gostas de ursos, talvez devas pesquisar livros sobre interpretação de sonhos, especialmente se sonhares muito.
Se precisas de dormir muito podes estar a trabalhar com a força do urso. Esta energia feminina receptiva, durante séculos trouxe profecias a visionários, místicos e xamãs.

ZANGÃO

Muita da simbologia do Zangão está associada à da Abelha. Neste álbum, em que esta foto se insere, encontras informação sobre.

O Zangão difere da Abelha no sentido de que a sua única função é a fecundação das rainhas virgens.
O zangão é o único macho da colméia, não possui ferrão e nasce de ovos não fecundados depositados pela rainha.

Por não possuir órgãos de trabalho, o zangão não faz outra coisa a não ser voar à procura de uma rainha virgem para fecundá-la e depende exclusivamente das abelhas operárias para sobreviver: É alimentado por elas, e por elas é expulso da colméia nos períodos de falta de alimento – normalmente no outono e no inverno – morrendo de fome e frio.

Quase duas vezes maiores do que as operárias, a presença de zangões numa colméia é sinal de que a colónia está em franco desenvolvimento e de que há alimento em abundância.

Apesar de não possuir órgãos de defesa ou de trabalho, o zangão é dotado de aparelhos sensitivos excepcionais: pode identificar, pelo olfato ou pela visão, rainhas virgens a dez quilômetros de distância.

No vôo nupcial, acima dos 11 metros de altura, uma média de oito a dez zangões conseguem realizar a façanha – exatamente os mais fortes e vigorosos. Mas eles pagam um preço alto pela proeza: após a cópula, o seu órgão genital é rompido, ficando preso na câmara do ferrão da rainha. Logo após, o zangão morre.

O Zangão vive para assegurar a continuidade da espécie e morre quando esta é assegurada.

Quando ele se manifesta na tua Vida é sinal claro para honrares o verdadeiro sentido do Sagrado Masculino em Ti e te sintonizares com o Divino, agindo conscientemente e em total Serviço para o Bem do Outro e do Todo.
Ao fazê-lo estás ao serviço da Tua Alma e a Honrares o teu Propósito Maior e o Propósito Primordial Divino, Ser Amor Incondicional ao Serviço.
Para o conseguires lembra-te que é chegado o agora de te ligares áqueles que partilham dos mesmos ideais que tu e que com o seu Amor e visão te sustentam e apoiam, Honrando-se e Honrando-Te, Honrando o Todo.

Sem Medo, Sê!
Os altos voos cerimoniais esperam por ti.
Eu Amo-Te-Me!

ABELHA
ALCE
ARANHA
BEIJA-FLOR/COLIBRI
BESOURO/ESCARAVELHO
BORBOLETA
BÚFALO
CARACOL
CAVALO BRANCO ALADO
CAVALO MARINHO
CENTOPEIA
CERVO/VEADO
CISNE
CORUJA
CORVO
CROCODILO/JACARÉ
DRAGÃO
ELEFANTE
ESCORPIÃO
ESQUILO
FALCÃO
FLAMINGO
GAFANHOTO
GAIO
GANSO
BALEIA
CÃO
GATO
GOLFINHO
LAGARTO
LEÃO/LEOA
LIBÉLULA
LOBO
LOUVA A DEUS
MACACO
MELRO PRETO
MINHOCA
MOCHO
ONÇA PINTADA/JAGUAR
ORCA
PANTERA NEGRA
PATO
PAVÃO
PEGA
POUPA
PUMA
RAPOSA
RINOCERONTE
SALAMANDRA
TARTARUGA
SERPENTE
TIGRE
URSO
UNICÓRNIO
ZANGÃO
Topo da página
bottom of page