top of page

Borboleta

7.jpg

A borboleta é a mensageira dos anjos na Terra e sempre que aparece traz-nos um sinal de esperança, confirmação, apoio, alegria.
A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. Não há outro animal que passe por uma metamorfose tão intensa e completa.
Este poder de autotransformação é a energia de cura da borboleta dentro da visão xamânica. Mas a borboleta também nos traz outros significados, como liberdade, beleza e autoestima.
Todos os estágios pelos quais ela passa - ovo, larva, casulo e o novo nascimento como borboleta - são estágios que simbolizam o processo evolutivo da alma. A crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição.
Quando a larva penetra no seu casulo escuro assume o processo de autoconhecimento que se dá connosco quando encetamos a viagem ao centro do nosso Eu. A partir do verdadeiro contato com o nosso íntimo podemos perceber nossas as riquezas e beleza pessoal, provenientes da nossa essência. A partir de nossos mistérios aprendemos que podemos criar beleza. Isto traz-nos um sentimento de liberdade e autoestima.
A nossa alma passa constantemente pelos estágios da borboleta, repetidamente, numa espiral ascendente dentro do caminho evolutivo, atingindo uma oitava acima quando o ciclo é completado.

O animal associado com a pedra do Círculo Central que honra o Elemento Ar é a borboleta, o símbolo da regeneração. Devido à sua habilidade de se transformar tão cuidadosamente - de larva para crisálida e para borboleta - a borboleta é o símbolo universal da mudança, vida e esperança.
A Borboleta ensina a não temer as mudanças e transformações, pois por mais quente e aconchegante possa estar a larva no casulo, é a borboleta que vive bela e plenamente, após ter resistido ao medo e à escuridão do desconhecido para alcançar a luz além do conhecido

O Clã da Borboleta é o clã associado ao Elemento Ar. O Clã da Borboleta é associado a mudanças súbitas, é o clã do elemento que está sempre em movimento - o Vento. A energia do ar é transformadora e ativa quer seja uma brisa leve ou um tufão. O ar contém o sopro da vida. O vento parece ser livre e traz à tona este anseio nos humanos. O vento pode dirigir-se para onde quiser, fazer o que quiser, afeta tudo o que toca.
As pessoas que se encontram nas posições influenciadas pelo Clã da Borboleta parecem ser tão ágeis e rápidas quanto o ar. Frequentemente são graciosas e quase sempre vigorosas resplandecentes e flutuantes podendo também tender a ser levianas, idealistas e visionárias. São pessoas que buscam a evolução para si próprias, para as espécies, para o planeta. São extremamente adaptáveis e ajustáveis. Gostam da sensação de ser livre.

Como o vento toca muitos, assim o povo do Clã da Borboleta é largamente comunicativo e são pessoas que gostam da ideia de servir. Contudo, eles devem perceber se estão realmente a servir os outros ou a si mesmos. Elas podem ser tão "mentes abertas" que chegam a enfurecer os outros. Algumas vezes, essa mente aberta parece mais uma total indecisão pelo que devem aprender a enraizar para não serem levianos na sua aproximação ao quotidiano e às experiências que a vida traz.
Se estás conectada(o) à borboleta percebe que tens o dom de visitar vários mundos e de ser mensageira(o) de esperança e dons mas também que necessitas de aprender a serenar, usufruindo da estabilidade do silêncio e da quietude.

Algumas Crenças associadas à Borboleta…

Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta. Segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saia do corpo na forma de borboleta.
No Japão a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino).
Para os mexicanos, os guerreiros mortos acompanham o Sol na primeira metade do seu período visível, até ao meio-dia. Depois os guerreiros descem à terra sob a forma de borboletas ou colibris. Essa associação deve-se ao fato da analogia da borboleta com a chama. O deus do fogo asteca (HUEHUETEOTL) tinha como emblema um peitoral chamado borboleta de obsidiana. Também é o símbolo do sol negro, pois atravessa o mundo subterrâneo durante o seu curso. É o fogo oculto, ligado à noção de sacrifício, morte e ressurreição.

Quando vês uma borboleta presta atenção nas suas cores. Se é totalmente branca é uma mensageira angelical pura e traz-te Paz, esperança, Luz e confirmação. Se tem outras cores percebe que estas estão relacionadas com os teus chakras e deixa que as suas cores se sintonizem com estes para cura e harmonia.

7.jpg
bottom of page