top of page

Serpente

51.jpg

A serpente tem imensas simbologias.
Se por um lado é encarada com algo negativo, que causa arrepios e medo a muitos, por outro lado, é um símbolo de cura, resgate, renascimento.

Em inúmeras tradições ancestrais a serpente simboliza o processo de morte, vulnerabilidade e renascimento, uma vez que passa pela muda de pele.
É também associada ao despertar da kundalini, a energia vital que se encontra no centro da nossa coluna e representa o despertar dos chakras e consequente iluminação ou tomada de consciência Cósmica.
O libertar da pele simboliza o prescindir das ilusões do passado, o aceitar a mudança, o acolher o novo, o aceitar a transmutação que as diferentes fases da vida nos trazem consciencializando a mudança como uma bênção necessária.

A serpente traz consigo a energia vital, a sabedoria do sangue, daí ser também associada à sensualidade e ao Sagrado Feminino. O processo de resgate da sabedoria ancestral passa pela sabedoria da serpente, passa por resgatar a sombra para que esta possa sustentar a tua Luz. Nada é feito sem consciência, resgate, integração de todas as partes sem julgamento. Tudo é, tudo faz parte.
Para resgatares a verdade do Santo Graal em ti, contida no útero (nas mulheres) e no cóccix (nos homens) tens de fazer as pazes com o teu sangue, com a vida que em ti flui, com os teus ancestrais e linhagem, com os teus dons, com o teu Templo/corpo, com a feminilidade, com a sensibilidade.

Em tratamento xamânico podes invocar a medicina da serpente para a cura de todo o tipo de doenças, tal como a podes invocar para devorar pensamentos obsessivos ou hábitos que te são nefastos e reconheces ser o momento de prescindir. Em processo de cura, podes mesmo invocar e pedir à serpente que morda o local/órgão a ser tratado pois ela é imune às nossas doenças e o seu veneno tem em si o antídoto necessário. Lembra-te que grande parte dos antibióticos são feitos tendo por base o seu veneno. Como em tudo, o que te pode matar também te pode salvar, assim saibas quando e como honrar e recorrer.

Em sonhos, a serpente anuncia um tempo de transição, durante o qual irás atravessar um ciclo de nascimento, morte e renascimento. Desfruta da libertação do velho enquanto avanças para o teu verdadeiro poder.

A sabedoria da Serpente pode conduzir-te a fazeres-te inúmeras questões:
- Que projecto ou relacionamento necessito começar?,
- O que é que eu preciso de lançar, libertar ou descobrir por forma a encontrar novas oportunidades?,
- O que é que eu preciso de trazer de volta à minha vida?

A serpente representa renascimento sob todas as formas. Simboliza ensinamentos escondidos ou informação, bem como a integração do físico e da espiritualidade.
A dupla serpente, ou caduceu, é a emissária da transcendência - o equilíbrio entre as energias físicas e espirituais.

Abre a tua percepção à dança espiral das forças cósmicas. Estuda os conhecimentos ocultos que têm estado a chamar por ti.
Estuda e trabalha com a Magia Divina, com a Árvore da Vida, com a serpente Cósmica que guarda e nutre o Ovo da Vida e não temas o teu Poder Pessoal pois este é uma dádiva de Cura e Renascimento … esta é a mais pura mensagem da serpente.

51.jpg
bottom of page