top of page

Beija-Flor / Colibri

5.jpg

O Beija-flor é uma das raras aves que exterioriza muita delicadeza e suavidade.

No xamanismo o Beija-flor simboliza cura, amor romântico, claridade, graça, suavidade, sorte e protecção espiritual.

O xamã que tem no Beija-flor o seu Animal de Poder é uma pessoa que busca sem cessar o contacto com a sua energia interior, com a sua magia e que busca muito a contemplação e a unicidade com o meio-ambiente.
O xamã Beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar as suas doenças emocionais.

Este Animal de Poder dá-nos a clareza para enfrentarmos os obstáculos da vida com muita serenidade e autoaceitação.
O Beija-flor ensina-nos a suavidade do viver. Viver contemplando tudo o que há, todas as pessoas, a humanidade e principalmente remete-nos à procura/vivência do estado de graça universal.

A protecção espiritual também é um aliado muito forte deste Animal de Poder, já que ele actua como arquétipo do amor uma vez que as energias e fluidos que ele capta são sempre energias de altíssima frequência vibratória. Assim sendo, ao meditarmos no Beija-flor unimo-nos à egregora do Amor Incondicional, que sustenta todo este Universo – manifesto e por manifestar.

Ele é o mensageiro da cura. O beija-flor estimula-nos a encontrarmos a doçura e a alegria de cada situação. Traz suavidade para amenizar os conflitos emocionais.
Evocar para a felicidade, para a boa sorte e beleza.
Um dos maiores presentes que podemos obter ao seguirmos os seus ensinamentos é o de entendermos os enigmas e os mistérios que envolvem as dualidades e contradições.

É só observar o comportamento deste Animal em relação às plantas e flores para percebemos como a sua presença está relacionada com a reprodução.
O beija-flor pode voar em qualquer direcção: para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita e também parar no ar, como se estivesse a observar e a preparar o seu próximo passo.
A sua presença é sinónima de alegria pura.

As pessoas que têm o beija-flor como Animal de Poder são geralmente agradáveis, alegres e vivem rodeadas de amigos. Elas conseguem contagiar o ambiente com a sua alegria e encontram sempre uma forma, uma maneira de fazer com que quem estiver em seu redor se sinta renovado e feliz, pelo simples facto de estar vivo.
Usando a astúcia, a inteligência e a graça, e não só a força física, estão sempre à procura de uma maneira para embarcar numa nova aventura e jornada.

Caso a tristeza se manifeste, procure preencher o seu coração com a alegria do beija-flor. Não deixe o seu lado sombra tomar conta de si.
Ao sentir que o seu coração se tornou duro, magoado e sem vontade para nada, procure andar pelos campos, pela mata, entre as flores e sinta os perfumes e odores que tanto atraem o beija-flor e lhe proporcionam tanta alegria.

“ORIGEM E LENDA DO BEIJA-FLOR ou COLIBRI

Nas lendas Maias, diz-se que os Deuses criaram todas as coisas na Terra e que ao fazê-lo, a cada animal, a cada árvore e a cada pedra lhe atribuíram um trabalho. Quando já tinham terminado, perceberam que também necessitavam de um mensageiro que levasse os seus pensamentos e desejos de um lado para o outro.
Como já não tinham nem barro nem milho para fazerem mais seres, pegaram numa pedra de jade e com ela talharam uma flecha muito pequena, então sopraram sobre ela e a pequena flecha saiu a voar. A flecha…recebeu a vida, pois os Deuses tinham criado o “al x ts’unu’um (o colibri)”.

O colibri nasceu tão frágil como belo e podia aproximar-se das flores mais delicadas sem sequer lhes mover uma pétala. As suas penas brilham ao Sol como gotas de chuva e refletem todas as cores do arco-íris.
Então os homens quiseram capturar o colibri para se enfeitarem com as suas penas.
Os Deuses ao vê-lo aborreceram-se e disseram “se alguém ousar capturar um colibri, este morrerá”. Por isso, os Maias sempre respeitaram e admiraram o colibri … e este pôde continuar a ser o Mensageiro dos Deuses, missão para a qual foi criado.”

5.jpg
bottom of page