Coruja
A medicina da coruja é simbolicamente associada com clarividência, projeção astral e magia. Ela pode ver o que não vemos, e isso é a essência da verdadeira sabedoria. A coruja é chamada de águia noturna em muitas rodas medicinais. Tradicionalmente, a coruja senta-se no leste, o lugar da iluminação.
A coruja pode-te trazer mensagens à noite, através dos sonhos ou da meditação. Revela as tuas habilidades ocultas, o ver na escuridão, a vigília, a sombra, a sabedoria antiga.
O totem animal do Caminho da Sabedoria é a Coruja.
São aves nocturnas e voam silenciosamente, o que lhes dá uma forte vantagem quando caçam a sua presa. Sua audição é impecável. Para muitos, elas caçam através do som e não do olhar.
A Coruja simboliza coisas diferentes. Para alguns povos representa tudo o que é sábio e bom; para outros, tudo o que é escuro e mal. Dizem que as corujas são sábias mensageiras, algumas vezes portadoras de notícias de morte, mas frequentemente transmissoras de sabedoria e conhecimento.
A medicina da Coruja é tão forte que não deveria ser misturada com outras energias, trabalhada com irresponsabilidade ou futilidade. Alguns nativos envolvem qualquer forma de medicina (instrumento de poder) da coruja num pano vermelho, pois dizem que o vermelho ajuda a conter o poder e mantê-lo separado de outras energias. Outros não tocarão numa pena de coruja.
Embora grande parte da medicina da Coruja seja secreta, ela está relacionada a antigos conhecimentos do feminino e da lua.
Se procuras respostas, pergunta à Coruja que é tão sábia. Pergunta estando disposta(o) a receber uma resposta que te possa levar em jornadas para territórios desconhecidos seja no plano espiritual, mental, emocional ou físico uma vez que ela auxilia-te a conhecer as áreas inexploradas da consciência.
A nível fisico auxilia-te a reconhecer os limites do corpo, a relacionar melhor o clima com o trabalho, a reconhecer o que é bom para ti, a agires no que tens conhecimento.
Ao nível do mental vai activar a habilidade de discernimento, a Experiência, equilibrando-a com o entendimento. Auxilia a obter discernimento, entendimento e a saber aplicar.
Emocionalmente, auxilia a ser mais espontâneo.
Espiritualmente incita a trabalhar ao nível filosófico.
Trabalhar com a coruja ensina sobre o mistério, o paradoxo, a vida, a morte, a sabedoria, a sombra, o saber escutar, o feminino e o desconhecido.
No Xamanismo Ancestral existe o Clã da Coruja, que rege o elemento Ar. A Coruja é a passagem para o desconhecido. Esta ligada à verdadeira alquimia, que consiste em pegar o material bruto de que somos feitos e nos transformar em ouro alquímico - a pedra filosofal, a iluminação.
É a medicina das habilidade ocultas, da sabedoria e da magia.