Esquilo
O Esquilo ensina a armazenar para o inverno, quando todas as árvores estarão nuas e as nozes já terão desaparecido há tempo. Como o esquilo tem a personalidade muito irrequieta, sua energia manifesta-se de diferentes formas.
O seu comportamento extravagante e imprevisível, aliado à sua incrível rapidez, ajuda-o a escapar dos predadores. Mas este mesmo comportamento errático, quando manifesto nas pessoas do totem do Esquilo, é capaz de provocar um ataque de nervos até nos mais calmos e impassíveis, pois é muito difícil conseguir acalmar e disciplinar algum membro deste totem para integrá-lo num trabalho metódico.
O poder de armazenar implícito na energia do Esquilo é um grande dom, pois ele pode ensinar a poupar e armazenar para futuros tempos difíceis, seja um juízo de valor, uma opinião pessoal, mantimentos ou dinheiro na caderneta de poupança. Ou seja, o Esquilo é o verdadeiro escuteiro do reino animal – sempre alerta e precavido.
O Esquilo lembra a importância de ser precavido sem ansiedade, demonstrando autoestima suficiente para reservar para uso futuro coisas das quais se possa vir a necessitar, mesmo que tal necessidade nunca chegue a se manifestar.
A presença do esquilo é sinal de que deves preparar o teu futuro, mantendo-te aberta(o) às mudanças que certamente ocorrerão em breve na tua vida. Se acumulaste coisas em demasia, livra-te delas. Estas coisas tanto podem ser conceitos intelectuais, preocupações, pressões, stresse, como também podem ser meros objetos palpáveis que manténs guardados há muito. Percebe que o armazenamento só tem sentido quando é equilibrado, e só é equilibrado quando propicia a correta circulação e a constante renovação das reservas. Acumula apenas aquilo que for necessário, livrando-te dos bens materiais desnecessários por meio de doações para instituições ou pessoas que possam efetivamente utilizá-los de imediato.
O Esquilo também tem outra lição para te ensinar. E uma lição que pode parecer obvia, mas é capaz de te preparar para enfrentares qualquer adversidade. Esta lição é relativa à necessidade de guardar o que é são.
Na dimensão humana, os locais mais seguros que existem são uma mente serena e um coração compassivo, e os bens mais preciosos que neles podem ser guardados são a sabedoria e o amor. Essas energias benéficas irão libertar tanto o teu coração quanto a tua mente imbuindo-a da certeza de que há um tempo certo para tudo; basta acarinhar corretamente este conhecimento para fazer com que todos os medos e ansiedades se desvaneçam como que por encanto.