top of page

Besouro / Escaravelho

6.jpg

O besouro/ escaravelho possui o hábito de rolar bolas de estrume muito maiores que o seu próprio tamanho. Ao fazê-lo, como fruto de seu esforço e concentração, era como se transportasse entre as patas o Ovo do Mundo, pois era como se gerasse a si mesmo sozinho.
Ou seja, simbolizava de maneira pública exactamente os ciclos da reencarnação. Mas no modo esotérico ou secreto, simbolizava uma arte secreta que posteriormente seria denominada de alquimia.
O besouro/escaravelho era em si mesmo o símbolo máximo do alquimista.

Só isso já faz desse animal de poder um símbolo de força excepcional e admirável da natureza pois ensina-nos a força, a resistência e a transmutação na longa estrada da vida.
O besouro/escaravelho traz na sua medicina a “determinação inabalável”.
Ter o besouro/ escaravelho como animal de poder é considerado um bom augúrio pelos xamãs, uma vez que ele prepara a alma para viver vitórias sobre adversidades.

Ao observarmos o estrume como sendo a matéria em decomposição, vemos que o besouro/ escaravelho sobrevive à base daquilo que não serve aos outros seres.
O besouro/ escaravelho ensina-nos a aproveitarmos o que as outras pessoas encaram como inútil, isso pode ser uma grande chave no caminho. Usar e abusar de caminhos e/ou materiais que as pessoas em geral desprezam ou passam despercebidas, pode gerar um verdadeiro tesouro para os portadores da energia do besouro.
Encontrando serventia e beleza onde o preconceito humano exclui possibilidades.
O fato de se alimentar e morar no estrume permite as pessoas deste totem habitar qualquer parte do planeta, incluindo os desertos, aproveitando-se daquilo que não serve aos outros seres vivos.
Assim o besouro é um grande sobrevivente devido à sua fascinante capacidade de reciclagem.
Isto mostra a quem se liga à medicina do besouro/ escaravelho que não há ambientes onde não se possa aproveitar as oportunidades que são deixadas e não percebidas por outras pessoas.

Devido à sua enorme carapaça o besouro/ escaravelho é equipado com uma armadura protectora contra os predadores. Essa armadura permite-lhe resistir e sobreviver ao ataque de muitos tipos de inimigos naturais que ele possui.
A pessoa ligada à medicina do besouro/ escaravelho, encontra sempre uma protecção segura dentro e fora de si.
O interior da carapaça do besouro/ escaravelho é mole e gelatinoso e mesmo quando sua carapaça é quebrada o besouro/ escaravelho é capaz de regenerar-se e voltar ao estado intacto de sua saúde. Ele é na verdade uma criatura muito sensível e frágil, por esse motivo desenvolveu recursos que o tornaram capaz de se auto regenerar.
A super capacidade de regeneração que ele possui, desperta nossa própria capacidade de auto-cura.

Os besouros/ escaravelhos refugiam-se muitas vezes escavando o solo e construindo uma toca para hibernar durante os meses de inverno, fazendo isso o besouro ensina-nos a recolhermo-nos quando o ambiente não estiver favorável e a recuperar a força e a energia.
Lá na escuridão interior da terra ele locomove-se com facilidade devido à sua óptima visão no escuro.
A escuridão representa o inconsciente onde está a grande sabedoria silenciosa, o besouro/ escaravelho traz o dom de receber o silêncio, cavar talentos e dons ocultos, mergulhar no Grande Mistério e descansar na sabedoria.
A hibernação também se associa ao ato do sonho lúcido e é justamente esse dom que o besouro/ escaravelho distribui para as pessoas ligadas à sua força medicinal.
Ele sabe parar todas as actividades por um tempo e deixar que o corpo relaxe e a mente possa viajar pelo inconsciente trazendo lucidez à consciência.

Mesmo possuindo uma carapaça forte e pesada o besouro/ escaravelho é capaz de voar. Mais uma vez eleo prova o seu poder elevando-se ao ar, o que realmente é incrível devido à sua falta de aerodinâmica.
Essa capacidade de voar traz à pessoa que se liga à medicina do besouro/ escaravelho a inspiração de ser leve mesmo não parecendo.
Ao ar está atribuído a simbologia das faculdades racionais, intelectuais e as boas idéias. No momento em que ele se solta da firmeza do chão e voa, ele está ensinando a romper as amarras e encontrar outros lugares onde novas idéias e oportunidades possam surgir e principalmente está ensinando, a magia da “superação”.

Na sua vida várias etapas são necessárias para chegar a ser um besouro/ escaravelho. No princípio depositado numa toca ou numa bola de estrume encontra-se no estágio de ovo, o latente besouro/ escaravelho passa pela primeira transformação. Ao romper da casca do ovo a larva parte para um novo mundo, rastejando em busca de alimento. Saciada a voracidade de seu apetite a larva constrói a sua crisálida e mais uma vez transforma-se.
Quando ao romper da crisálida o besouro/ escaravelho parte para o mundo, encontra uma nova realidade.
Devido aos seus múltiplos ciclos de metamorfose ele passou a carregar consigo a simbologia da mutação e da reencarnação.
Quem se liga a esta medicina passa por várias etapas na sua vida assim como ele.
Reencarnar pode ser entendido como assumir uma nova forma e possuir nova forma é experimentar a realidade de maneiras diferentes, ser flexível quando ao tipo de vida a ter.
De ciclo em ciclo a pessoa que se liga à medicina do besouro/ escaravelho galga o conhecimento e aprende a abandonar velhos conceitos, idéias e hábitos, lugares... Para poder experimentar e conquistar o poder de mudar e adaptar-se com leveza.
O besouro/ escaravelho ensina a não ter medo das mudanças.
É a medicina do renascimento.
Associado com o Sol, para evocar divindades solares, mudanças, nova vida, transformações, protecção, rever aspectos da vida, autoconhecimento, paz.
Para trabalhar com vidas passadas, alinhamento espiritual.
Ligar-se à medicina do besouro/ escaravelho é uma viagem de dentro para fora, superando com determinação, foco e resistência os desafios da vida.

6.jpg
bottom of page