Urso
Divindade cultural mais antiga do mundo considerada como sendo um símbolo do inconsciente, ligado à Mãe Terra, e uma representação simbólica dos nossos instintos.
O Urso é um dos mais antigos seres totémicos de que se tem registo, oferecendo-nos alimento, força, proteção e sabedoria.
Muitas culturas indígenas possuem mitos e costumes que demonstram grande respeito pelo Urso.
Antigas lendas xamânicas falam de um tempo em que as pessoas dividiam as cavernas com os seus parentes Ursos.
No Xamanismo Ancestral a Ursa é a guardiã do chakra do coração da Mãe Terra. Por isso mesmo o Urso assume o arquétipo do animal protector no Xamanismo.
O Urso como Animal de Poder leva-nos a sentir verdadeiramente, em cada célula do nosso corpo, a batida do coração da Mãe-Terra. A partir do momento em que esta é sentida pela primeira vez nunca mais esqueceremos este ritmo que nos liga a todas as coisas.
O corpo emocional, ligado ao chakra do plexo solar, é muitíssimo beneficiado pelo reconhecimento do seu elo com esta pulsação.
O urso é um dos animais com mais antigo simbolismo dentro do continente europeu. O homem primitivo admirava a capacidade do urso de “ressuscitar” após o inverno, além, é claro, da sua força e ferocidade.
Foi um dos primeiros animais a ser divinizado e possui os mais primitivos aspectos de culto entre os Indo-Europeus.
É um emblema nacional da Rússia e foi o símbolo da Pérsia.
Várias cidades à volta do mundo adoptaram o urso como símbolo, nomeadamente a capital suíça Berna, onde a raiz germânica “ber” significa "urso".
O urso é também o nome-símbolo de Berlim.
É um símbolo comum da heráldica.
A raiz do nome continuaria no lendário rei Arthur (art – uiros, “o homem urso”), o símbolo do guerreiro para os Celtas, sendo que a lenda arturiana incorpora este aspecto ao fazer do seu Rei o herói que vai descansar no Outro Mundo para um dia retornar, quando o seu povo precisar, assim como um urso parte para a hibernação e um dia retorna à vida quando a primavera chega.
Debaixo desta figura imponente oculta-se uma alma bondosa.
Indica que deves deixar manifestar as tuas qualidades, os pensamentos nobres que tentas esconder por detrás da tua aparente auto-suficiência. Se num sonho o urso aparece junto de uma pessoa à qual estás intimamente ligada(o), será uma referência às relações que manténs com ela.
Esta é a mensagem que o urso te transmite: é possível que não necessites que ninguém te rasgue o peito, mas, será melhor compartilhares os teus desejos, interesses e preocupações com as pessoas que tens em redor.
O urso é uma criatura de contrastes: possui uma força enorme e ainda assim adora frutas e mel.
Na Psicologia Junguiana o urso representa o perigo causado pelos conteúdos incontroláveis do inconsciente e por causa disto é frequentemente associado ao atributo do homem cruel e rude.
A energia do urso é a energia que te incita a procurares a tua verdade mais profunda, e com a descoberta desta verdade és agraciada(o) com o mel da vida - a doçura que vem com o reconhecer de quem realmente és.
No Xamanismo o Urso simboliza introspecção, solidão, intuição, cura física, consciência, morte e renascimento, viagem astral e o mundo dos sonhos.
O urso entra numa caverna e hiberna, digerindo as experiências que vivenciou.
Ele reconecta-se com a Mãe Terra, numa introspecção intensa, para depois ressurgir na primavera da alma, num renascimento, quando tudo está a brotar novamente. Neste período, nada do que está lá fora importa, apenas o renascer, o acto de pensar sobre as atitudes tomadas, acreditando que as respostas estão dentro de nós mesmos.
O urso pode ser evocado para poderes curativos. Representa o curador interior, a introspecção e a cura física.
O urso viaja nos caminhos espirituais do Guerreiro. Indica o caminho da cura física num sentido amplo que vai além do seu corpo físico uma vez que envolve também a prosperidade. É também o portal da introspecção, do subconsciente. É a quietude, o silêncio da alma que é necessário na vida. É a forma como te expressas!
Evoca o seu poder e a sua presença para introspecção, intuição, cura física, consciência, ensinamentos e renascimento.
O simbolismo da caverna do Urso representa voltar ao ventre da Mãe Terra. Isto sugere também um forte aspecto feminino, de nutrição e proteção.
Os filhotes do urso, nascidos no início da primavera, podem passar até sete anos com a mãe antes de atingirem a fase adulta.
Pessoas com a medicina do Urso são consideradas por muitos como autossuficientes e preferem ficar sós e fazer por si do que confiar nos outros. São muitas vezes consideradas sonhadoras.
O URSO BRANCO significa abertura e chegada de felicidade no corpo e na alma.
Tem visão profunda, enxerga a grandes distâncias no gelo.
O URSO PANDA ensina-nos a ficar mais atentos aos perigos, a não nos influenciarmos por aqueles que dizem ser nossos grandes amigos, pois sempre há uma intenção e o tempo mostrará isso. Ensina a cuidar bem dos segredos.
O URSO PARDO é o rastreador dos remédios e raízes da floresta. Ele ajuda o xamã a encontrar o remédio certo para a cura.
O urso armazena os ensinamentos dos sonhos até que o sonhador desperte para estes. É na Morada dos Sonhos que os nossos ancestrais se reúnem em conselho, para nos mostrar os caminhos alternativos que levam aos nossos objectivos.
Se gostas de ursos, talvez devas pesquisar livros sobre interpretação de sonhos, especialmente se sonhares muito.
Se precisas de dormir muito podes estar a trabalhar com a força do urso. Esta energia feminina receptiva, durante séculos trouxe profecias a visionários, místicos e xamãs.