Quem Sou Eu? ... o não saber...
Desde que nos conhecemos somos levados a dar-nos a conhecer ao outro e frequentemente nos pedem para nos apresentarmos.
Em crianças dizíamos o nosso nome, número e turma. Ocasionalmente, se nos perguntassem, dizíamos a nossa data de nascimento. Por vezes, também acontecia sermos a(o) filha(o) de...
À medida que vamos crescendo pouco muda e muito rapidamente passamos a identificarmos-nos com a profissão que exercemos, com o marido/esposa que temos e finalmente somos a Mãe ou o Pai de...
Onde estamos nós? Quem somos?
Nesta sociedade de papéis, de máscaras, de representação, podemos ser tudo e mais alguma coisa ou até não ser nada.
Quando me pedem para me apresentar começo por dizer que sou Mulher, Mãe, Esposa, Amante daquele a quem escolhi, Amiga, Terapeuta, Professora e Ser Espiritual a Viver uma vida Terrena. Tantas definições que deixam quem me ouve atónito e será que dizem algo de mim, de quem sou verdadeiramente?
Não será uma tentativa vã de me identificar com algo, de me racionalizar para o outro? e as minhas emoções e os meus sentimentos, as minhas dúvidas e sonhos? Contarão assim tão pouco? Será que o outro não estará preparado para me conhecer? Será que eu estou preparada para me expor, para fragilizar, para me Ser?
Será que Eu própria sei?
Não.
Com emoção à flor do olhar reconheço que sei muito pouco ou nada comparado com a imensidão do que tenho a aprender mas também reconheço/acredito que essa mesma imensidão existe em mim, naqueles 90% de consciência a que ainda não me permiti o acesso.
Sim, cada vez mais acredito que a evolução, a iluminação ou o crescimento dependem única e exclusivamente de uma coisa... de nós, da nossa intenção, da nossa vontade de parar e de olhar para dentro, da nossa coragem para sermos autênticos, algo que ninguém nos pode ensinar, algo que muito poucos conseguiram Ser e deram pelo nome de Jesus e Buda, por exemplo.
Hoje... de coração aberto e intenção pura e humilde peço ajuda, mergulho e pergunto "Quem sou Eu?" e aguardo.
Nenhuma pergunta fica sem resposta.
Ana Sou
コメント