Image by Jared Rice

7 doenças espirituais ou emoções e 7 chakras

O nosso sistema energético contempla inúmeros chacras sendo que são 7 os principais. Este sistema, e o fluir saudável e harmonioso da energia, são afetados por 7 doenças "espirituais" que impedem o fluxo, bloqueiam a energia e levam a que estes percam a vitalidade e surjam as doenças no corpo físico e a desarmonia nos pensamentos, sentimentos e ações.
Encaremos o nosso sistema energético como um rio, com 7 lagoas ligadas entre si, e as doenças "espirituais" como diques que impedem o fluir da água/energia.

A primeira "lagoa" ou chakra é o da raiz, da Terra, aquele que se encontra na base da nossa coluna e que é responsável pela nossa segurança, pela sobrevivência, sendo que a doença espiritual que o afeta é o medo. Quando conseguimos tomar consciência dos nossos medos, encará-los de frente e perceber quão ilusórios e fruto da mente e do ego eles são, conseguimos limpar, equilibrar e curar este chakra.

A segunda "lagoa" ou chakra é o da água ou sexual, aquele que se encontra no baixo ventre e que é responsável pela criatividade e pelo prazer e é bloqueado pela culpa. Quando tomamos consciência de tudo o que nos culpamos, conseguimos perceber que todos desempenhamos um papel na vida e que o que aconteceu, simplesmente aconteceu. Percebemos que a responsabilidade e a capacidade de analisar uma situação pelo ponto de vista da aprendizagem é o que nos permite seguir em frente. Ao nos perdoarmos desbloqueamos a corrente e abrimos este chakra.

A terceira "lagoa" ou chakra, é o chakra do fogo, encontra-se acima do umbigo, é responsável pela consciência que temos de nós próprios e é bloqueado pela vergonha. O que é que mais nos incomoda acerca de nós mesmos? Quando somos capazes de responder a esta pergunta e percebemos que todas as energias que fazem parte de nós nos são indispensáveis e contribuem para o equilíbrio e sabedoria do Todo, ativamos, desbloqueamos e abrimos o fluxo de energia que corre através deste chakra.

A quarta "lagoa" ou chakra, é o do coração, que é responsável pelo Amor e é bloqueado pelo sofrimento, pela perda. Quando conseguimos identificar o que mais nos fez sofrer, trazemos essa emoção ao nosso peito e somos capazes de perceber que o Amor é a energia mais elevada do Universo e permanece sempre connosco, não importa a situação. O mesmo se aplica a todos quantos partiram. Percebamos que o seu Amor continua e É connosco e teremos aberto este chakra ao fluir Divino do Amor, que foi, é e sempre será.

A quinta "lagoa" ou chakra é o do som, da comunicação e encontra-se localizado na garganta. É o responsável pela verdade e é bloqueado pela mentira. Quando somos capazes de perceber que mentiras contamos a nós próprios, e aos outros acerca de nós próprios, aceitando a nossa verdadeira natureza, ativamos a comunicação da Alma e expressamo-nos com verdade e integridade. Ao fazê-lo desbloqueamos e ativamos este chakra.

A sexta "lagoa" ou chakra é o da Luz e situa-se na terceira visão, no centro da testa, pelo que é responsável pela Visão Interior e é bloqueado pela Ilusão. Quando percebemos que a ideia de separação provém do ego e é uma ilusão, quando aceitamos que todos Somos, independentemente da forma e origem, sejamos Humanos, plantas, animais, pedras, rastejantes, de asas, da água, do fogo, quatro pernas ou duas pernas, quando reverenciamos o Uno e o vemos em tudo quanto nos rodeia, desbloqueamos e ativamos este chakra.

A sétima "lagoa" ou chakra é o do pensamento, situa-se na coroa, e é responsável peça energia cósmica pura e é bloqueado pelos vínculos, pelos apegos. Quando percebemos o que é que nos prende, a que é que estamos agarrados e somos capazes de fluir, ativamos a nossa ligação ao centro cósmico e percebemos que nada nos pertence e que só está connosco como uma dádiva para ser usufruído. ao fazê-lo permitimo-nos fazer parte do grande fluir cósmico e ativamos o sétimo chakra e toda a corrente que flui desde o primeiro, ativando assim a nossa Kundalini e permitindo-nos sermos os mestres que nascemos para Ser, honrando a nossa origem, o Criador e o nosso Propósito.

Meditemos em cada uma das doenças espirituais/ emoções que nos bloqueiam, libertemo-nos e sejamos a Luz que viemos Ser no Mundo!